Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Veja como vai ser o ato do 19J em Rio das Ostras

Wesley Carvalho*, de Rio das Ostras (RJ)
Afronte RJ

Em Rio das Ostras (RJ), a programação do 19J terá duas atividades: uma passeata, saindo às 9h do PSF do Âncora até a Feira Livre; e, em seguida, às 11h30, uma carreata com bicicletaço, saindo do Âncora até a Rua Santa Catarina.

Partidos políticos, sindicatos da educação, movimentos estudantis e da juventude estão envolvidos na organização. Estão sendo feitos investimentos em carro de som, faixas e panfletos. O núcleo Rio das Ostras do SEPE-RJ (Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro) investiu em EPIs e convocou a militância imunizada com duas doses a participar da passeata, orientando os demais à carreata, para se exporem menos ao vírus.

No 29M, o coletivo Afronte Rio das Ostras, somando forças com o Afronte de Macaé, teve grande destaque, agregando pessoas e animando o ato com uma bateria. Tudo isso deve se repetir no próximo sábado.

Ana Paula Siqueira, do PSOL Rio das Ostras, aponta que “a prioridade política do momento é a derrota de Bolsonaro a partir das ruas o quanto antes. Não podemos esperar 2022 nem ter ilusões com eleições. É com a mobilização de massas que vamos derrotar o neofascismo e avançar em um programa anticapitalista”.

Para Winnie Freitas, presidente do PSOL Rio das Ostras, “o partido tem um peso político fundamental na cidade dinamizando as lutas da classe trabalhadora, da negritude e da população LGBTQIA+. O avanço da violência contra a mulher durante a pandemia torna ainda mais significativa a presença feminina, que foi maioria no 29m. Nossa cidade é bastante marcada pelo conservadorismo, mas temos visto que pode haver uma mudança nos ventos, já que tudo indica que o 19j vai ser maior.”