Pular para o conteúdo
Especiais
array(1) { [0]=> object(WP_Term)#3879 (10) { ["term_id"]=> int(6772) ["name"]=> string(15) "Eleições 2024" ["slug"]=> string(13) "eleicoes-2024" ["term_group"]=> int(0) ["term_taxonomy_id"]=> int(6772) ["taxonomy"]=> string(9) "especiais" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> int(0) ["count"]=> int(38) ["filter"]=> string(3) "raw" } }

Rio das Ostras no caminho do desenvolvimento popular com Professor Luciano e Nathalia Rodrigues do PSOL

Campanha Professor Luciano Prefeito 50
Divulgação

Localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, Região dos Lagos, Rio das Ostras é uma cidade de belíssimas praias, áreas de preservação ambiental e arqueológica, e importantes eventos culturais como o Festival de Jazz & Blues e a batalha dos 3 morrinhos. Segundo dados do IBGE 2022, a população da cidade chegou a 156.491 habitantes, residindo em cerca de 66 bairros numa área de aproximadamente 150km².

A despeito de seu desenvolvimento, historicamente Rio das Ostras vem sendo governada por e para os mesmos grupos empresariais, que se beneficiam desse poder usando recursos públicos para interesses particulares enquanto deixa de atender necessidades básicas de seus moradores e contribuintes, como na saúde, na educação, na assistência social, no transporte público e na infraestrutura urbana e rural.

Os últimos prefeitos implementaram uma política de precarização dessas instituições e seus trabalhadores, na medida em que os programas, projetos e serviços públicos não expandiram seus investimentos de forma proporcional ao crescimento da cidade, provocando falta de vagas nas escolas e creches, falta de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde, no Hospital e no Pronto-Socorro, adoecimento do servidor público, bairros sem acesso à água potável e rede de esgoto, ruas sem pavimentação e iluminação precária, dentre outros exemplos.

É por isso que o PSOL – Partido Socialismo e Liberdade, apresenta uma candidatura de esquerda e independente, que defende os interesses da população trabalhadora e não aceita financiamento empresarial em troca de favores. A proposta central é transformar Rio das Ostras em uma cidade de oportunidades iguais e democráticas, garantindo dignidade aos seus moradores e participação nas importantes decisões da cidade.

Nessa corrida eleitoral para a Prefeitura de Rio das Ostras (2025-2028), a candidatura do Professor Luciano (para Prefeito) e da Professora Nathalia Rodrigues (Vice-prefeita), representando a coligação PSOL-Rede, é expressão de uma longa trajetória de lutas na cidade pela educação pública de qualidade e a defesa dos direitos dos trabalhadores.

O candidato a Prefeito Professor Luciano é oriundo da periferia e filho de trabalhadores com ensino primário. Possui duas graduações pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, uma pós-graduação e um mestrado em Planejamento Urbano e Regional, também pela UFRJ, escreveu um livro sobre como combater enchentes e, atualmente, é doutorando em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, o que revela sua crença de que o conhecimento é o melhor caminho para o desenvolvimento social. Professor Luciano é servidor concursado nos municípios de Rio das Ostras e do Rio de Janeiro, além de trabalhar na rede privada Salesiana. Também é comprometido com a formação de jovens e adultos, onde já atuou. Hoje se coloca como candidato a Prefeito destacando sua formação profissional em História, Educação e Planejamento Urbano, além de sua experiência sindical e política.

Na vida política, o candidato Professor Luciano fez parte do movimento estudantil; foi membro do Diretório Central dos Estudantes – DCE Mário Prata/UFRJ; fundou o PSOL nacional em 2004 e o núcleo PSOL Rio das Ostras em 2006; e foi coordenador sindical do SEPE (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) durante 7 anos (2014-2021). Nos últimos 20 anos, o Prof. Luciano construiu uma forte história de luta em Rio das Ostras, seja por meio da atuação sindical ou através da suas militância incansável no PSOL.

A candidata a Vice-prefeitura de Rio das Ostras, Nathalia Rodrigues, também é graduada em História, pós-graduada em História Social e Cultural do Brasil, mestre e doutora em História Política pela UERJ, coautora de 2 livros na área da educação e, atualmente, Diretora Escolar. Feminista, mãe da Olga, madrasta do Vicente, possui uma longa trajetória em educação popular e luta pelos direitos humanos.

A candidatura do PSOL apresenta outro projeto de desenvolvimento para Rio das Ostras, com justiça social e ampla participação popular, reduzindo desigualdades sociais e aprofundando radicalmente a democracia em Rio das Ostras. Esse projeto defende uma administração pública voltada para o conjunto dos trabalhadores da cidade, com propostas para uma transformação social com foco no desenvolvimento sustentável de sua economia local e no desenvolvimento educacional de sua população munícipe. Defende, portanto, uma cidade de direitos para todos, todas e todes; uma cidade inclusiva, democrática e participativa; com acesso igualitário, a água, saneamento, saúde pública, educação, formação profissional, assistência social, mobilidade urbana, esporte, lazer, cultura, segurança pública etc. Assim, busca melhorar as condições de vida da população, especialmente daqueles em situação de pobreza e vulnerabilidade.

Essas ideias respondem a necessidade de mudança na gestão municipal e o compromisso das candidaturas do PSOL com a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.

Em uma entrevista concedida ao jornal O DIA (02/09/2024), Professor Luciano declarou que o que falta para Rio das Ostras alcançar seu pleno desenvolvimento é “construir uma cidade que garanta direitos sociais a todos, sem práticas clientelistas. Nosso compromisso é com serviços públicos de qualidade para todos os moradores, respeitando e dignificando a população”.

Seu programa de governo, intitulado “Por Uma Rio das Ostras de Direitos”, propõe diversas melhorias nas áreas de:

• Economia e desenvolvimento urbano e rural;
• Geração de emprego e renda;
• Habitação e infraestrutura;
• Transporte público e mobilidade;
• Meio ambiente;
• Educação;
• Saúde;
• Assistência social;
• Igualdade étnico-racial;
• Políticas para mulheres, LGBTQIAPN+, criança e adolescente, idosos e pessoas com deficiência;
• Segurança pública;
• Cultura, esporte e lazer;
• Comunicação social;
• Transparência e participação popular.