Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Viva Elliot Page!

Lucas Marques, Afronte - Campinas (SP)
Divulgação

Na tarde desta terça-feira, o ator Elliot Page, que já interpretou grandes papéis na indústria cinematográfica, como Juno em “Juno” e Kitty Pride, na série de filmes “X-Men”, revelou ser uma pessoa trans, atendendo por sobrenomes masculinos.

Elliot já vinha pautando o tema LGBTQIA+ em alguns trabalhos recentes, como na série gaycation, na qual, inclusive, chegou a entrevistar Jair Bolsonaro, em 2016.

Existem pouquíssimos atores e atrizes trans em papeis de destaque na indústria cinematográfica mainstream. Mesmo quando os personagens são trans, é comum que sejam interpretados por pessoas cis: é o caso de “Clube de Compras Dallas”, filme no qual a travesti Rayon é interpretada pelo ator cis Jared Leto, por exemplo.

Para as pessoas trans, o tema da visibilidade é muito essencial, já que, além da violência brutal que sofrem (aqui no Brasil a expectativa de vida de pessoas trans é de 35 anos), têm suas existências negadas sistematicamente.

Elliot afirma isto em sua carta:

“A verdade é que, apesar deste sentimento profundamente feliz que sinto neste momento, reconhecendo os privilégios que tenho, eu também estou com medo. Eu estou com medo das pessoas invasivas, do ódio, das ‘piadas’ e da violência. Para deixar claro, eu não estou tentando apagar esse momento que é tão alegre e digno de uma celebração, mas eu quero mostrar a imagem completa. As estatísticas são impressionantes. A discriminação contra pessoas trans é frequente, cruel e traiçoeira, resultando em consequências terríveis. Apenas em 2020, foram reportadas que pelo menos 40 pessoas transgenero foram assassinadas, a maioria delas eram de mulheres negras e latinas. Para os líderes políticos que lutam para criminalizar os cuidados da saúde de pessoas trans, ou negar nossos direitos de existir, e todos aqueles com uma plataforma imensa que continuam a espalhar hostilidade contra a comunidade trans: Vocês tem sangue em suas mãos. Vocês liberam uma fúria vil e uma raiva humilhante que recai sobre os ombros da comunidade trans, uma comunidade na qual 40% dos adultos já reportaram ter tentado suicídio. Já chega. Você não está sendo ‘cancelado’, você está machucando as pessoas. E eu sou uma dessas pessoas e nós não seremos silenciados com seus ataques. “

Nós saudamos a corajosa decisão de Elliot Page e transmitimos nossa felicidade em tê-lo na comunidade LGBTQIA+. Assim, declaramos nosso apoio integral à afirmação da identidade de gênero de Elliot Page e de toda e qualquer pessoa trans! Mais do que isso, defendemos também seu acesso a direitos essenciais, que são sistematicamente negados (como seu direito a cuidados específicos de saúde).

Viva Elliot Page! Viva a diversidade de gênero! Chega de transfobia!