Pular para o conteúdo
BRASIL

Precisamos falar sobre a foto de Marília com um bolsonarista pernambucano

Ismael Feitosa e Luciana Ribeiro, da Resistência/PSOL (Pernambuco)
Reprodução

A esquerda precisa se debruçar sobre o que significam os apoios do Podemos e da Família Ferreira à candidatura de Marília Arraes

Com o provável propósito de fragilizar ainda mais o PSB em Pernambuco e visando o cargo de governador em 2022, o prefeito reeleito¹ da segunda maior cidade do estado, Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL) declarou apoio à candidata à prefeitura do Recife pelo PT, a atual deputada federal Marília Arraes. A mesma declaração de apoio à petista também ocorreu pelo Podemos, que disputou a prefeitura do Recife através de uma delegada bolsonarista da Polícia Civil, mas tal declaração de apoio foi feita sem maiores alardes de ambas as partes. Bem diferente do que aconteceu em relação à declaração de apoio vinda do prefeito de Jaboatão.

Em Pernambuco, Anderson Ferreira e seu clã familiar de políticos profissionais são expressões do fundamentalismo religioso. São reacionários e mercadores da fé, inimigos estratégicos de qualquer luta emancipatória do combate às mais variadas formas de opressão. Anderson é vanguarda da reação e do retrocesso. No já distante 2015, quando era deputado federal, esteve compondo a comissão com Marco Feliciano e Eduardo Bolsonaro para cristalizar um conceito restrito e desrespeitoso do que é ser família. Tentaram elaborar e aprovar o Estatuto da Família, que resumia a mesma à união de um homem com uma mulher e os seus descendentes.

Mais recentemente, Anderson Ferreira foi aliado de primeira hora do então trágico Ministro da Educação de Bolsonaro, Abraham Weintraub, na implementação, em Jaboatão dos Guararapes, do projeto das Escolas Cívico-Militares. Na condução do município, durante o enfrentamento ao novo coronavírus, órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Contas, emitiram alertas de responsabilidade e de irregularidades contra o prefeito. São estas as credenciais que Anderson Ferreira carrega consigo.

Diante disso, não é de surpreender que a esquerda, unida em uma frente para eleger Marília Arraes prefeita, tenha se chocado com a foto sorridente de Anderson e Marília lado a lado no Instagram da candidata. Ao contrário do apoio do Podemos, declarado à imprensa pelo próprio partido e sem mais alardes, o apoio de Anderson foi divulgado nas redes de Marília, o que é um desserviço para uma candidatura que foi amplamente abraçada pelas mulheres e jovens da periferia do Recife. Esta parceria deseduca e desorienta estes setores que foram ponta de lança para derrotar o bolsonarismo no primeiro Turno. Gera desmoralização e consequente desânimo em quem de fato colocou Marília no segundo turno destas eleições.

A Resistência, corrente do PSOL, desde o debate tático interno que realizou o nosso partido entre candidatura própria versus frente de esquerda com o PT, vem defendendo esta frente e construindo nas ruas a sua campanha. Fazemos um apelo à uma autocrítica por parte da candidata, já que Marília, além de aceitar tal apoio, fez questão de formalizar a unidade divulgando a sua imagem ao lado deste notório bolsonarista, que recebeu apoio do próprio Bolsonaro na sua campanha de reeleição em Jaboatão dos Guararapes. Marília também fez declarações elogiosas ao mesmo, afirmando que “Anderson tem feito um bom trabalho em Jaboatão, e dado exemplo de como se cuida das pessoas”. Uma pessoa que não reconhece o direito à família de milhares de jaboatonenses e pernambucanos não pode estar “cuidando bem das pessoas”.

A candidatura de Marília ajudou a derrotar eleitoralmente e enfraquecer o bolsonarismo no Recife. Se, com o objetivo de derrotar o PSB, setores conservadores estão propensos a declarar apoio à Marília, que essa seja uma postura unilateral dos mesmos. É um grande erro dar um passo atrás neste campo, posando e elogiando publicamente uma das principais expressões da extrema-direita de Pernambuco. O correto é golpear sem dó ou piedade o bolsonarismo e não a esperança daquelas e daqueles que, até agora, enxergaram a candidatura de Marília Arraes como a principal forma de barrar o avanço, aqui no Recife, do que há de pior no cenário político nacional.

– Nenhuma concessão ou parceria política com o bolsonarismo!

– Por uma imediata autocrítica da candidata sobre este erro!

– Corrigir os rumos para derrotar o PSB com as armas e aliados corretos!

 

1Pela coligação que reúne PL, PSC, DEM, PSDB, PSL, PV, PMN, PP, PTB, PSD, CIDADANIA, AVANTE, SOLIDARIEDADE, PODEMOS e PATRIOTA.