Opinião: Chegou a hora da solidariedade nacional das esquerdas contra a direita e o bolsonarismo


Publicado em: 18 de novembro de 2020

Brasil

Ivanildo José, de Recife, PE

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Ivanildo José, de Recife, PE

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

PT, PSOL e PCdoB, que são os partidos que estão diretamente em disputas no segundo turno, mais os outros partidos de esquerda deveriam organizar uma força tarefa nacional e deslocarem militantes para as cidades de São Paulo, Porto  Alegre, Belém e Recife para a batalha eleitoral e ajudar a ganhar nestes lugares. Ganhar estas eleições nas grandes cidades é estratégico para impedir a direita (bolsonarista ou não) e o Centrão que está sendo alimentado pela elite cheirosa e os donos dos meios de comunicação. A política desta elite é excluir do processo eleitoral a direita fascistas bolsonarista e os partidos do campo da esquerda.

São Paulo é o ponto crucial neste tabuleiro político para a direita esclarecida viabilizar seu candidato em 2022. Temos que entender que, para nós de esquerda. também vencer em São Paulo é fundamental para sairmos desta situação de derrotas para as lutas populares.

Se houver uma consciência de unidade de classe em todos os partidos, grupos e movimentos sociais do nosso campo, será possível frear as intenções da direita fascista e da direita da Av. Faria Lima.

De onde sairiam essas brigadas para irem para São Paulo ou outras cidades que necessitam de apoio: dos sindicatos, dos agrupamentos de  jovens, de ONGS, movimentos sociais como o MST, MTST, MUST,  das federações de trabalhadores e das centrais sindicais e militantes dos partidos. Deixar Boulos, Manuela, Marília e Edmilson lutando somente com suas forças não será suficiente para saírem vitoriosos. Que as direções partidárias e das campanhas mobilizem e organizem essas forças tarefas de imediato!

*Ivanildo José é professor e militante da Resistência/PSOL Recife


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição