Pular para o conteúdo
BRASIL

PSOL Rio das Ostras, uma maré de resistência

Raphael Mota

Caminhada com o deputado federal Glauber Braga

Rio das Ostras, como boa parte das cidades do interior do Brasil, vive a vida política entorno de famílias, coronéis ou máfias locais. Contudo o PSOL da cidade traz uma Maré de Resistência para estas eleições. Pela primeira vez o partido conseguiu reunir uma chapa plural que envolvem os movimentos negros, LGBTI+, de educadores, da juventude e alguns movimentos sociais da periferia e de ambientalistas. Essa nominata é fruto dos mais de 10 anos de militância do partido na cidade que vem aglutinando lutadores junto com os movimentos sociais da cidade como o “Chega de Estupro”.

Rio das Ostras possui um dos índices mais altos de violência sexual do Estado do Rio e é conhecida tragicamente como a Capital do estupro. Segundo o Dossiê Mulher do Instituto de Segurança Pública (ISP), mais de 2 mil mulheres sofreram algum tipo de violência em 2019 em Rio das Ostras. Esse cenário é fruto de uma política machista que gerencia a cidade desde a sua fundação em 1992, excluindo as mulheres dos cargos de administração pública e políticos..

Em resposta a isso o PSOL Rio das Ostras traz, pela terceira vez, uma candidata mulher para pautar no processo eleitoral as principais lutas das mulheres. Ana Paula é professora do IFF, educadora popular no pré-vestibular social Práxis, doutora em Física pela UENF e junto com sete companheiras candidatas a vereança pautam o debate feminista em Rio das Ostras nessas eleições.

Há também um forte peso da educação na nominata, com quatro militantes desta área. Com o histórico de atuação nas lutas sindicais através do SEPE-RJ temos os educadores Luciano, Jonathan e Winnie Freitas – que foi a última candidata a prefeita do PSOL e é uma das principais figuras do movimento de mulheres da cidade -, além da própria Ana Paula.

Na cultura temos também dois artistas populares a cantora Micha que também faz parte do conselho de cultura da cidade e encabeçou a luta pelo pagamento da lei Aldir Blanc e da lei municipal do artista de rua. Além dela também vale lembrar que o professor Jonathan que também é ator de teatro popular na cidade.

Os setoriais de negros, LGBTI+ e o Ecossocialista também estão representados na nominata com companheiros que estão levando suas bandeiras e fazendo o debate com a cidade e enfrentando o machismo, racismo e todo o conservadorismo que governa Rio das Ostas.

O PSOL Rio das Ostras já conquistou centenas de corações e mentes nesta eleição através de uma campanha bonita que mobilizou diversos militantes e simpatizantes do partido mesmo em meio à Pandemia. E juntos levarão essa Maré de resistência para toda a cidade de Rio das Ostras.