Pular para o conteúdo
BRASIL

Os 11% do Ibope de Zuleide Queiroz abrem espaço para o PSOL eleger um vereador no Crato

Edson Xavier, de Juazeiro do Norte, CE

Levantamento foi feito pelo Ibope entre os dias 5 e 6 de novembro no município do Crato, divulgado no último domingo (8), aponta a Professora Zuleide Queiroz com 11% das intenções de voto para a Prefeitura nas Eleições 2020. Esse desempenho nas pesquisas da única mulher candidata a prefeitura no município confirma a olhos vistos nessa reta final da campanha importantes fenômenos que se combinam já observados em outras cidades: o crescimento da esquerda socialista e a força do ativismo das mulheres e do povo preto.

O Crato possui 85 mil eleitores aptos a votar no próximo domingo, 15 de novembro, mas apenas 72 mil votaram nas eleições em 2016. Agora, em 2020, essa abstenção deve aumentar por conta da descrença nos políticos e pandemia. Estamos diante de eleições marcadas pela falta de debates tradicionalmente realizados pelas emissoras de TV, o que só favorece aqueles candidatos que tem mais dinheiro para pagar cabos eleitorais e espalhar propaganda pelos bairros da cidade. Em Juazeiro do Norte (onde sou candidato a vereador pelo PSOL, com o número 50.500), a soma de recursos declarados à Justiça Eleitoral até o momento pelos quatro candidatos da direita que disputam a prefeitura ultrapassam R$ 2 milhões o que é 16 vezes a quantia de R$ 50 mil a ser usada por candidato do PSOL na cidade, Demontieux Cinquentinha.

LEIA MAIS  Ibope mostra Zuleide Queiroz (PSOL) com 11% no Crato (CE): há esperança com as trabalhadoras negras no poder

Voltando ao Crato e a possibilidade real de eleger um vereador do PSOL nesse importante município cearense, a medida que observamos como a candidatura majoritária vem se projetando em toda cidade é fundamental que haja uma adesão dos eleitores da Professora Zuleide nas candidaturas do Coletivo Sementes (50.180) e Expedito Guedes (50.123) para que possa atingir o quociente eleitoral e garantir um assento para o PSOL na Câmara. As duas candidaturas à Vereança do PSOL em Crato tem meu apoio por várias razões.

As Sementes, com Verônica Isidório, Valéria Carvalho, Luana Ricarto, Ivaneide Severo e Jessica Lorena, mulheres negras, militantes feministas, educadoras e ativistas sociais que lutam com ardor contra as injustiças que atingem as mulheres em uma sociedade caririense impregnada pelo machismo. Elas estiveram presentes em todas as últimas lutas populares travadas na nossa região com destaque para o “#EleNão” contra o bolsonarismo. Na Câmara, elas podem, como tribunas, unir as lutas contra as opressões às lutas contra a exploração.

A chapa conta também com Expedito Guedes, o “Dito”, é um agricultor agroecológico com referência na luta pela agricultura familiar em todo o Cariri. Numa região onde partidos de direita e legendas de aluguel lideram disputas pelas prefeituras, todos eles representam sem disfarce dos interesses da elite local, ter uma candidatura do PSOL com um projeto político para os 99% eleita para o parlamento municipal do Crato seria uma enorme conquista. No entanto, nessa reta final é preciso que o eleitorado da Professora Zuleide consiga vencer a abstenção acentuada, provocada pelo contexto sanitário, votando 50 e na chapa de vereadores do PSOL, com o Coletivo Sementes e Expedito Guedes.

 

LEIA MAIS
Ibope mostra Zuleide Queiroz (PSOL) com 11% no Crato (CE): há esperança com as trabalhadoras negras no poder