Sepe Lagos repudia perseguição do candidato Sérgio Azevedo (Republicanos) contra Denize Alvarenga


Publicado em: 29 de outubro de 2020

Brasil

Sepe Lagos, de Cabo Frio, RJ

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Sepe Lagos, de Cabo Frio, RJ

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

A direção colegiada do Sepe Lagos foi surpreendida na noite desta terça-feira (27/10), com a notícia de que o candidato a prefeito de Cabo Frio, Sérgio Luiz Costa Azevedo Filho, do partido Republicanos, que se apresenta como “Dr. Serginho”, processou a professora Denize Alvarenga, trabalhadora das redes municipal e estadual de Cabo Frio, por se manifestar publicamente no Facebook em oposição à sua candidatura.

No processo, o candidato Sérgio Azevedo — que inacreditavelmente é bacharel em direito — demandou a “remoção de conteúdos de rede social” da professora, alegando suposta “propaganda eleitoral negativa”. Tudo o que Denize fez foi manifestar-se contra sua candidatura, com uma imagem em que se lê o texto “Dr. Serginho nunca!”, além de postar alguns textos em que elenca algumas das razões pelas quais a professora se opõe ao prefeitável.

A representação feita pela candidatura de Sérgio é tão absurda que usa como pretensa “argumentação” para impor a censura política à professora o fato de ela ser uma “sindicalista” e “militante”, como se estes adjetivos fossem motivo para algum tipo de demérito. A ação ainda diz que Denize teria “enorme potencial para trazer desequilíbrio ao pleito municipal” simplesmente por expressar suas opiniões em rede social.

Por razões óbvias, a justiça eleitoral indeferiu a liminar pleiteada pelo candidato. Na decisão, o juiz eleitoral Ricardo de Mattos Pereira ressaltou que o conteúdo “denunciado” por Sérgio não contém “exageros nas publicações que extrapolem o direito à manifestação do pensamento dentro de um debate democrático de ideias, conforme assim dispõe a Constituição Federal”. O Juiz pontuou, ainda, que atender à reivindicação descabida do candidato significaria “grave cerceamento de direito constitucional”. O Ministério Público Eleitoral também se posicionou pelo indeferimento do pedido.

Em dias sombrios como os atuais, é louvável que a decisão não tenha favorecido um candidato que é inimigo declarado das liberdades democráticas e defensor de um ideário autoritário e obscurantista. O candidato que se orgulha de ser um fantoche do bolsonarismo, com essa tentativa frustrada de intimidação, apenas conseguiu dar uma “prévia” aos seus potenciais eleitores de que é um indivíduo incapaz de tolerar a existência de opiniões divergentes, tal como seus “padrinhos” políticos protofascistas que saúdam genocidas e torturadores da ditadura militar.

Denize Alvarenga é uma lutadora veterana na defesa dos direitos dos profissionais da educação. Foi diretora do Sepe Lagos e é conselheira em vários órgãos de controle social relativos à educação municipal. Não é a primeira vez que, em razão de sua militância política, é perseguida por políticos canalhas e comprometidos com a destruição da educação pública e dos direitos dos trabalhadores que a constrói. Em 2014, mesmo sendo docente concursada, foi demitida pelo prefeito de Armação dos Búzios André Granado (MDB) por liderar importante movimento grevista. Movimento este que, mais tarde, em 2017, foi fundamental para a construção da força social que derrotou os planos da prefeitura de fechar o Colégio Municipal Paulo Freire.

O Sepe Lagos repudia energicamente esta vexatória tentativa de criminalização do dissenso perpetrada por Sérgio Azevedo (Republicanos) e reafirma seu compromisso com a defesa das liberdades democráticas. Recomendamos a todos os profissionais da educação que neste período eleitoral se virem vítimas de perseguições, ameaças ou episódios de violência política, que procurem o seu sindicato.

O Sepe somos nós, nossa força e nossa voz!
Ninguém calará as vozes que se opõem à barbárie!
Abaixo o neofascismo! Em defesa das liberdades democráticas!
Ditadura nunca mais!


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição