Pular para o conteúdo
Especiais

Boulos aparece em segundo na pesquisa espontânea da XP/Ipespe

Guilherme Boulos teve 6% de intenções de votos na modalidade espontânea da pesquisa, com 6%, mesma pontuação de Russomano (6%), ambos atrás de Bruno Covas (PSDB), que somou 10%

Carol Burgos, da Redação
Band – Divulgação

Guilherme Boulos, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, apareceu com 6% e, portanto, em segundo lugar na pesquisa espontânea da XP/Ipespe, divulgada na noite de quinta-feira (21). A pesquisa espontânea é quando o eleitor diz em quem vai votar sem que o entrevistador cite, anteriormente, os nomes na disputa.

Além de Boulos, Celso Russomano (Republicanos) também teve a mesma pontuação de 6%. Ambos atrás apenas 4% do atual prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), que somou 10%.

Na quarta posição, Marcio França (PSB) pontuou em 3% na pesquisa espontânea. Já Arthur Do Val, do Patriota, o candidato do PT Jilmar Tatto e do PSD Andrea Matarazzo apresentaram cada um 1% das intenções de votos. Ainda na pesquisa espontânea, 59% dos entrevistados afirmaram não saber em quem pretendem votar, ou não responderam. Nenhum, branco e nulo totalizou em 13%.

Boulos fica em terceiro quando a pesquisa é não espontânea

Na mesma pesquisa, na modalidade não espontânea, quando o entrevistador cita anteriormente todos os candidatos, o atual deputado Celso Russomano (Republicanos) e o atual prefeito Bruno Covas (PSDB) empataram tecnicamente com 24% e 21%, respectivamente. A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Guilherme Boulos aparece em seguida, com 10% das intenções de votos.

Márcio França (PSB) aparece com 9%. Jilmar Tatto (PT), Arthur do Val (Patriota) e e Andrea Matarazzo (PSD) aparecem com 2%, seguidos de Levi Fidelix (PRTB), Joice Hasselmann (PSL), Orlando Silva (PCdoB), Marina Helou (Rede) e Vera (PSTU) com 1%.

Com os resultados da pesquisa XP/Ipespe, Guilherme Boulos continua como principal candidato de esquerda nas eleições de São Paulo e o único capaz de confrontar os atuais candidatos de Dória e Bolsonaro.

De acordo com a divulgação da pesquisa, o Ipespe ouviu 800 pessoas em São Paulo entre os dias 28 e 29 de setembro, para a pesquisa desta quinta (1º). O nível de confiança do levantamento é de 95,45% e a margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-05879/2020.

Bolsonaro e Dória são mal avaliados em São Paulo

Outro dado interessante divulgado nesta quinta pela XP/Ipespe  avaliou a opinião sobre os governos de Jair Bolsonaro e João Dória, o que pode ter influência também na disputa das eleições municipais de São Paulo. Atualmente, Bolsonaro apoia a candidatura do deputado Celso Russomanno (Republicanos), já o governador apoia o seu sucessor na Prefeitura, Bruno Covas.

De acordo com a pesquisa da XP/Ipespe, em São Paulo, governo Bolsonaro é mal avaliado por 48% e Doria por 41% dos entrevistados. Ao todo, 28% dos entrevistados avaliam o governo Bolsonaro como ótimo ou bom, enquanto 23% consideram regular e 2% não responderam. Quem avalia positivamente o governo Doria soma 20%, enquanto 37% consideram regular e 2% não responderam.

Debate

Na noite desta quinta-feira (1), a maior parte, num total de 11 dos candidatos à Prefeitura de São Paulo, se encontrou nos estúdios da Band para o primeiro debate entre eles. Entre outros temas, moradia, transporte, segurança pública, saúde, violência contra mulher, desemprego foram alguns dos abordados pelos candidatos. Os debates são fundamentais para apresentação dos candidatos em confronto público de ideias, o que pode mudar o cenário eleitoral.