Pular para o conteúdo
BRASIL

14 cidades terão debates na TV com candidaturas à Prefeitura, nesta quinta

Debates, organizados pela Rede Bandeirantes de Televisão, iniciam às 22h30 e também serão transmitidos pelas redes sociais

Carol Burgos, da Redação

Nesta quinta-feira (01), a partir das 22h30, 14 cidades receberão debates organizados pela Band, com candidatas e candidatos à Prefeitura. Serão transmitidos pelo canal da emissora na TV, no site e nas redes sociais Youtube e Facebook da Band, além da homepage do Uol. Nós, do Esquerda Online, faremos a cobertura dos principais deles e convidamos todos ativistas a fortalecerem essa rede conosco. cobertura dos principais deles e convidamos todos ativistas a fortalecerem essa rede conosco. Além de repercutir os principais acontecimentos, faremos a transmissão ao vivo de São Paulo, Rio de Janeiro e na cidade de São José dos Campos, onde este deverá ser o único debate na TV até a realização do primeiro turno, em 15 de novembro.

Cidades onde acontecerão debates na Band nesta quinta (1): São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Uberaba (MG), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Maringá (PR), Manaus (AM), Natal (RN), Campinas (SP), Presidente Prudente (SP), São José dos Campos (SP) e São Luís (MA).

São Paulo

Em São Paulo, participarão os candidatos Andrea Matarazzo (PSD), Arthur do Val (Patriota), Bruno Covas (PSDB), Celso Russomanno (Republicanos), Filipe Sabará (Novo), Guilherme Boulos (PSOL), Jilmar Tatto (PT), Joice Hasselmann (PSL), Márcio França (PSB), Marina Helou (Rede Sustentabilidade) e Orlando Silva (PCdoB).  A mediação ficará por conta do jornalista Eduardo Oinegue. Por sua vez, a candidata Vera Lúcia, do PSTU, não foi convidada para comparecer ao debate. De acordo com o PSTU, não houve nenhuma justificativa apresentada pela emissora. Nós, do Esquerda Online, nos solidarizamos por considerarmos o critério antidemocrático e prejudicial ao livre debate de ideias.

São Paulo, umas das cidades mais importantes do país, é também uma das cidades onde a esquerda está bem posicionada nas eleições. A candidatura de Guilherme Boulos e Luiza Erundina tem pontuado entre as três primeiras, concorrendo com Russomano e Covas, o que também reflete a forte polarização entre as principais correntes políticas da cidade: extrema-direita, direita e esquerda. Esse clima acirrado, com projetos distintos, deve ser refletido também no debate de hoje.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, participarão do debate dez candidaturas: Benedita da Silva (PT), Clarissa Garotinho (PROS),  Eduardo Bandeira de Mello (Rede), Eduardo Paes (DEM), Fred Luz (Novo), Glória Heloíza (PSC), Luiz Lima (PSL), Marcelo Crivella (Republicanos), Martha Rocha (PDT), Paulo Messina (MDB) e Renata Souza (PSOL). De acordo com o  site da emissora, Cyro “Garcia (PSTU) não possui cinco cadeiras no Congresso e, por isso, não participa do debate”. Reiteramos a solidariedade ao candidato, assim como a Vera, em São Paulo, por considerarmos o critério antidemocrático. Assim como Cyro, Eduardo Bandeira de Mello (Rede), Henrique Simonard (PCO) e Suêd Haidar (PMB) também ficarão de fora.

Na capital carioca, o atual prefeito, Marcelo Crivella, alvo de investigação sobre um esquema de corrupção envolvendo o prefeito e homens de sua confiança, teria inicialmente afirmado que não compareceria no debate. Isso levou a uma série de divulgações nas redes sociais questionando a ausência de Crivella. A também candidata a prefeita Renata Souza (PSOL) desafiou: “Crivella, você me chamou de covarde porque eu tive a coragem de entrar com um pedido de impeachment contra seu mandato e você corre do debate”, publicou em suas redes sociais. A candidata está organizando um twitaço, às 22h, com as hashtags @RenataSouza50 e #CoragemParaMudar para iniciar o clima para o debate.

São José dos Campos

Em algumas cidades, este pode ser o único debate na TV com as candidaturas à Prefeitura. É o caso de São José dos Campos, em São Paulo. Foram convidadas as candidaturas de Agliberto Chagas (NOVO), Anderson Senna (PSL), Constantino Cury (PSB), Eliane Nikoluk (PL), Felício Ramuth (PSDB), João Bosco (PC do B), Marina Sassi (PSOL), Renata Paiva (PSD) e Wagner Balieiro (PT). Raquel de Paula (PSTU) e Luiz Carlos (PTC) ficarão de fora, com a justificativa da emissora sobre a representatividade no Congresso Nacional, a mesma utilizada para barrar o PSTU e outras candidaturas em várias cidades, o que prejudica o debate e os eleitores, em especial.

Três mulheres participarão do debate, mas apenas uma de esquerda, Marina do PSOL, trabalhadora da Embraer e integrante dos movimentos sindical e feminista da cidade. Ela é candidata pelo PSOL nessas eleições.

Em São José dos Campos, a Band contará também com a parceria do Jornal OVALE, que participará com perguntas gravadas pelo editor-chefe, Guilhermo Codazzi, e pelo editor de Conteúdo, Caíque Toledo, além de repercutir em suas redes, com stories no Instagram, na página @jornalovale e entrevistas com os candidatos e candidatas ao final do programa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcado como:
eleições