Pular para o conteúdo
MUNDO

Fora Mike Pompeo da América Latina e do Brasil

Da redação
Pompeo usa terno escuro, camisa branca e gravata azul. Ele olha para cima, em solenidade. Ao fundo, as bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos.
Marcelo Camargo / Ag. Brasil

Mike Pompeo

ENGLISH
Mike Pompeo, get out of Latin America and Brazil

No início desta semana, o governo estadunidense anunciou a visita do seu secretário de Estado, Mike Pompeo, a vários países da América Latina. Entre os dias 17 e 20 de setembro, o político de extrema direita estadunidense passará pelo menos por Colômbia, Suriname, Guiana e, como não poderia deixar de ser, também pelo Brasil.

O que mais chama a atenção é que todos os países que serão visitados fazem fronteira ou são muito próximos da Venezuela, e possuem governos lacaios, subjugados aos interesses imperialistas estadunidenses na região.

A agenda é mais uma provocação do governo Trump contra os interesses soberanos da Venezuela.

A agenda de Pompeo é mais uma provocação do governo Trump contra os interesses soberanos da Venezuela. No Brasil, nesta sexta-feira, Pompeo vai visitar um centro de triagem de imigrantes venezuelanos, localizado em Roraima.

Esta atividade é mais uma demonstração inequívoca da total subordinação do governo de Bolsonaro aos interesses imperialistas dos EUA na região. Inclusive, o governo Bolsonaro deslocou um expressivo contingente de militares brasileiros para Roraima, reforçando ainda mais esta provocação contra a Venezuela.

A ação combinada dos EUA e dos governos lacaios da região, especialmente Duque, da Colômbia, e Bolsonaro, do Brasil, deixou em alerta as autoridades venezuelanas sobre uma possível ação militar contra o território da Venezuela.

Mesmo que não haja uma ação militar propriamente dita, a ação combinada nas regiões de fronteira da Venezuela se revela mais uma ação de pressão e de interferência na soberania deste país.

No mesmo sentido, a União Europeia acaba de denunciar o governo Maduro por crimes contra humanidade, em mais uma ação orquestrada para tentar desestabilizar politicamente o país, que vive a preparação para eleições legislativas em 6 de dezembro deste ano.

A defesa da soberania da Venezuela diante dos ataques do imperialismo estadunidense deve ser uma prioridade da esquerda e dos movimentos sociais latino-americanos. Precisamos fortalecer uma campanha internacional em defesa da soberania venezuelana.

Precisamos denunciar e combater veementemente o criminoso bloqueio econômico patrocinado pelos governos dos EUA, União Europeia e demais países submissos ao imperialismo. O bloqueio é o principal fator da crise econômica da Venezuela.

Não precisamos ser apoiadores do governo Maduro para entendermos o que realmente está realmente em jogo. Uma intervenção dos EUA na Venezuela, seja diretamente pelos EUA ou através de seus aliados na região, colocaria em xeque a soberania de toda a América Latina, justo num momento onde o governo Trump busca sua reeleição, e intensificaria uma ofensiva recolonizadora contra a região.

Portanto, mesmo não apoiando politicamente o governo Maduro, não temos dúvidas em estar ao lado do povo venezuelano e de seu governo legítimo contra os ataques imperialistas de Trump, Duque e Bolsonaro.

Apoiamos a iniciativa do twitaço “Fora Pompeo” desta quinta-feira, 10h da manhã, convocado pelo Comitê de Solidariedade a Revolução Bolivariana do Rio de Janeiro e demais iniciativas dos movimentos sociais e partidos de esquerda contra esta visita.

Fora Mike Pompeo da América Latina e do Brasil.