Pular para o conteúdo
BRASIL

Consulta à comunidade acadêmica da UFPR precisa ser respeitada: #RetiraHorácioeAnaPaula

Reprodução

Os três representantes das entidades que organizaram a CPC – Marcello Locatelli, do Sinditest; Vanessa Domingos, do DCE; e Paulo Vieira Neto, da APUFPR. 

Na maior consulta da história da Universidade Federal do Paraná, a comunidade acadêmica escolheu: o Reitor e a Vice-reitora continuarão sendo os professores Ricardo Marcelo Fonseca e Graciela Bolzon – resultado referendado nas urnas por uma inquestionável maioria (84%).

Esta vontade fica ainda mais evidente quando analisamos a preferência por categoria. Os números não mentem: a chapa 2 obteve a maioria dos votos entre os técnicos(as), 77%; entre os docentes, 83%; e também entre os estudantes, 95%.

Há mais de 30 anos as entidades representativas dos técnicos(as), docentes e estudantes organizam a consulta. Todos(as) os(as) candidatos(as) perdedores(as) respeitaram os votos da comunidade acadêmica e retiram os seus nomes. Infelizmente, não é o que estamos vendo neste ano.

Tanto o professor Horácio Tertuliano, quanto a professora Ana Paula Cherobim, sem razão, já vinham questionando o processo democrático antes mesmo que ele acontecesse. Durante a consulta suas candidaturas tiveram representação na Comissão Paritária de Consulta (CPC), fiscalizaram o processo e muitas de suas reivindicações foram incorporadas. Agora, só depois que sofreram uma derrota, fazem de tudo para impugná-la.

É preciso respeitar a tradição democrática da UFPR, conquistada com muita luta. Os professores Horácio Tertuliano e Ana Paula Cherobim precisam respeitar a vontade da comunidade acadêmica e seguirem o exemplo de inúmeros e inúmeras candidatas(os) que perderam os processos eleitorais. Retirem seus nomes Horácio e Ana Paula.

O Sinditest se somará as demais entidades representativas numa luta em defesa da democracia, e exigirá que a vontade da comunidade acadêmica seja respeitada.

❌ Não aceitaremos interventores na UFPR❗

#RetiraHorácioeAnaPaula
#HorácioeAnaPaulaRespeitemaDemocracia
#Nãoaceitaremosinterventores