Weintraub publica MP 979, que permite nomear reitores durante a pandemia

MP 979 é mais um pesado ataque à autonomia universitária 


Publicado em: 10 de junho de 2020

Brasil

Will Mota, de Belém, PA

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Will Mota, de Belém, PA

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

Jair Bolsonaro e Abraham Weintraub publicaram nesta quarta, 10/06, mais uma Medida Provisória (MP 979/2020) que ataca duramente a autonomia e a democracia universitárias. Esta MP determina que,  durante a vigência da situação de emergência em saúde provocada pela pandemia da Covid-19, o governo federal irá nomear reitores e vice-reitores “pro-tempore” para as universidades, institutos federais e o Colégio Pedro  II, isto é,  interventores, não reconhecendo os processos de consulta à comunidade (as eleições) que ocorrerem neste período.

Após a não aprovação pelo Congresso Nacional  da MP 914/2019, de conteúdo semelhante, Bolsonaro e Weintraub buscam utilizar a pandemia como pretexto para golpear as instituições federais de ensino, pois a autonomia resguardada pela Constituição Federal a elas é um obstáculo à penetração das ideias e planos autoritários e privatistas do atual governo.

Esta MP parece ter sido encomendada sob medida para a Universidade Federal do Pará, que está com suas eleições para a Reitoria marcadas para os dias 29 e 30 de junho.

É urgente que as entidades da área da educação busquem derrubar judicialmente essa MP, flagrantemente inconstitucional, e que as comunidades universitárias de todo o país se manifestem em repúdio a essa medida absurda.

Se essa MP não cair, faremos novo Tsunami da Educação. Os professores,  técnico-administrativos e estudantes estão prontos para retomarem as ruas.


LEIA ABAIXO A ÍNTEGRA DA MP 979

 

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 979, DE 9 DE JUNHO DE 2020

Dispõe sobre a designação de dirigentespro temporepara as instituições federais de ensino durante o período da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia dacovid-19, de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

Art. 1º Esta Medida Provisória dispõe sobre a designação de:

I – reitor e vice-reitorpro temporepara universidades federais; e

II – reitorpro temporepara institutos federais e para o Colégio Pedro II.

§ 1º As hipóteses previstas nocaputse aplicam no caso de término de mandato dos atuais dirigentes durante o período da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia dacovid-19, de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

§ 2º O disposto nesta Medida Provisória não se aplica às instituições federais de ensino cujo processo de consulta à comunidade acadêmica para a escolha dos dirigentes tenha sido concluído antes da suspensão das aulas presenciais.

Art. 2º Não haverá processo de consulta à comunidade, escolar ou acadêmica, ou formação de lista tríplice para a escolha de dirigentes das instituições federais de ensino durante o período da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia dacovid-19, de que trata a Lei nº 13.979, de 2020.

Art. 3º O Ministro de Estado da Educação designará reitor e, quando cabível, vice-reitorpro temporepara exercício:

I – durante o período da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia dacovid-19,de que trata a Lei nº 13.979, de 2020; e

II – pelo período subsequente necessário para realizar a consulta à comunidade, escolar ou acadêmica, até a nomeação dos novos dirigentes pelo Presidente da República.

Art. 4º Na hipótese prevista no art. 3º, o reitor da instituição federal de ensinodesignará os dirigentes doscampie os diretores de unidadespro tempore.

Art. 5º Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 9 de junho de 2020; 199º da Independência e 132º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO

Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição