Pular para o conteúdo
BRASIL

Torcedores fazem intervenção pró democracia em Campinas, SP

Neste domingo (7), acontece ato pró-democracia na cidade

Fiel Batucada, de Campinas, SP
André Azem

Torcidas fazem intervenção pró-democracia em Campinas, SP

Somos um grupo de corinthianas e corinthianos, vivemos em Campinas e nos reunimos para acompanhar o Corinthians, fazer batucada e confraternizar. Mas o momento exige mais de nós: exige exaltar a história popular do Corinthians e de sua torcida. Exige um posicionamento ante as ações do Governo Federal e de seus apoiadores que pregam, há alguns anos, o racismo, o machismo, a homofobia, o ódio ao pobre e atacam as instituições democráticas do país em ações criminosas. Bolsonaro, Mourão, Guedes e companhia deixam cada vez mais explícita a defesa dos interesses de grandes empresários e grandes latifundiários, deixando a grande maioria dos brasileiros sucumbir, sem subsídios significativos para que enfrentem a pandemia, sem investimentos na área da saúde e tendo que lidar, diariamente, com a violência do Estado. Bolsonaro odeia o povo. Por isso, vale ressaltar o caráter popular do futebol e compreender que as reações nascem, também, nas torcidas. O futebol é pintado de povo e reflete isso, ainda que com atrasos, nas arquibancadas e na bola rolando Brasil a fora, para além dos estádios.

O futebol chegou ao Brasil e se instalou, inicialmente, no seio da elite, mas em pouco tempo virou patrimônio do povo. O futebol é símbolo democrático, esporte que se pratica nas ruas, de asfalto ou de terra, com bola ou bola de meia, onde as traves são os chinelos de dedo. A democracia se impunha também, de forma simbólica, com a presença da torcida corinthiana em Higienópolis, quando o Corinthians mandava seus jogos no Pacaembu. Higienópolis, sendo um dos bairros da elite paulistana, era tomado pelo povo e sua festa, a periferia chegava com o espetinho, o lanche de pernil, as batucadas, as bandeiras, as pirotecnias.

Nesses espaços, onde o futebol se faz presente, nasce também a necessidade de lutar em defesa do povo e de seus direitos: o direito à vida, o direito a torcer, fazer festa e se manifestar.  Convidamos todos a ocuparem as ruas, neste domingo (07) e nas próximas semanas, tomando os devidos cuidados e protegendo aqueles que estão próximos de nós. Usem máscaras, respeitem o distanciamento e fiquem atentos às emboscadas que possam vir de policiais que defendem os interesses de Jair Bolsonaro. Pensem na melhor forma de mobilização, seja pelas redes, seja através de pequenas intervenções ou nas ruas, mas sempre de forma segura. Se há um sentimento de vulnerabilidade ou vive com pessoas vulneráveis à COVID-19, fique em casa.

Ressaltamos a importância da luta pela democracia e a saída, urgente, de Bolsonaro e sua corja do poder. Manifestamos nosso apoio a todas as mobilizações que ocorreram na última semana, assim como àquelas que ocorrerão amanhã, em defesa da democracia no Brasil.

#FORABOLSONARO
#SOMOSPELADEMOCRACIA
#FUTEBOLPOPULAR

Marcado como:
democracia / protesto