Pular para o conteúdo
MUNDO

Raízes da rebelião em Minneapolis

Por Andrew Richner, direto dos EUA

Tradução André Freire


A quinta-feira marcou a terceira noite de protestos em Minneapolis [os protestos já se realizam há 6 dias], que explodiram em uma rebelião em grande escala após o assassinato de George Floyd, um homem negro, por um policial branco de Minneapolis, Derek Chauvin. Os protestos se concentraram em frente a 3ª Delegacia de Minneapolis, que foi incendiada ontem à noite, e nos arredores, espalhando-se por outras áreas de Minneapolis.

A faísca que provocou a raiva dos moradores de Minneapolis nesta semana foi o vídeo perturbador que surgiu de Chauvin ajoelhado no pescoço de Floyd por sete minutos, enquanto espectadores apavorados pediam misericórdia, e o próprio Floyd implorava repetidamente por sua vida, dizendo que não conseguia respirar.

A revolta liderada pelos negros nas ruas de Minneapolis é alimentada por décadas de segregação e desigualdade.

Apesar de sua reputação como um refúgio para a política progressista, Minneapolis e as cidades vizinhas são uma das áreas metropolitanas mais segregadas dos EUA. Não apenas a segregação nas cidades gêmeas [de Minneapolis e St Paul] aumentou nos últimos 30 anos, mas também foi acompanhada por uma política racial chamada de “lacuna de desempenho”, que deixa os estudantes não brancos muito atrás de seus colegas em escolas predominantemente brancas.

A 3ª Delegacia de Minneapolis, a antiga delegacia de Derek Chauvin, e onde George Floyd foi morto, abrange uma das duas áreas da cidade onde se concentra grande parte da população não branca de Minneapolis, a outra é North Minneapolis, onde a polícia matou Jamar Clark, em 2015. Essas áreas também estão entre as áreas de menor renda nas cidades gêmeas.

Agora, dois “complexos” impulsionam a segregação nas Cidades Gêmeas – um complexo de moradias de baixa renda concentradas em diversas áreas pobres de Minneapolis e St. Paul, e um complexo industrial de escolas charter1 que prejudica o sistema escolar público e impulsiona uma cunha na lacuna de desempenho educacional da região.

As parcerias público-privadas com raízes nos anos 80, de desregulamentação e desembolso de programas públicos, agora formam uma rede unida de agências governamentais, organizações sem fins lucrativos, desenvolvedores privados, bancos e investidores que dependem dos lucros da construção de organizações de baixa renda. Estas moradias que mantêm os bairros segregados em um ciclo de pobreza. Minnesota também é o berço das escolas charter, como o primeiro estado a permitir escolas charter em 1991.

Enquanto isso, áreas ricas da cidade, como a área de Uptown, têm visto uma grande expansão nas novas moradias com taxas de mercado mais atraentes. Essas unidades são comercializadas explicitamente como moradias para os recém-chegados, ricos e solteiros, que acumulam capital para comprar uma casa nos subúrbios enquanto trabalham em empresas do centro de Minneapolis, como a sede corporativa da Target. Esse programa de construção de moradias ajudou a estimular o crescimento de bolhas de residentes com alta escolaridade e predominantemente brancos.

A raiva que explodiu nas últimas noites em Minneapolis é inequivocamente uma resposta ao racismo e à violência de uma força policial que foi autorizada a agir impunemente, ao brutalizar e assassinar os moradores negros e pardos de Minneapolis. As décadas de abuso por um sistema econômico e político na cidade, que lucrou com a segregação, não apenas contribuíram para a construção dessa força policial assassina, mas também brutalizaram a classe trabalhadora multirracial das Cidades Gêmeas.

Pode ser mais do que justiça poética, que um canteiro de obras para um novo conjunto habitacional e um escritório escolar localizado perto da sede da 3ª Delegacia – todos os símbolos dessa brutalidade – estavam entre as propriedades incendiadas nas últimas noites.

*Andrew Richner é membro da East Bay DSA e da equipe Bread & Roses da DSA. Ele cresceu em Minnesota e depois viveu em Minneapolis por nove anos.

Publicado originalmente em: https://socialistcall.com/2020/05/29/george-floyd-minneapolis-protests/

1 NT: As escolas charters são escolas públicas do sistema de educação nos Estados Unidos, que contam com recursos privados que funcionam de maneira independente.