Pular para o conteúdo
CULTURA

POA150fotos: A imagem da solidariedade

Lucas Fogaça

No contexto de milhares de iniciativas de solidariedade às comunidades carentes afetadas pelas consequências sanitárias, econômicas e sociais da COVID-19, fotógrafos, artistas, instituições culturais e de assistência social lançaram o projeto “POA150FOTOS”.

O projeto consiste em conectar 150 fotógrafos e fotógrafas e através dos seus trabalhos angariar fundos para colaborar com a manutenção da vida nos territórios estruturalmente excluídos de políticas públicas da capital gaúcha. Cada artista vai doar um trabalho que será vendido por R$ 150,00, na dimensão 20 x 30cm em papel algodão, sem limite de cópias.

Embora iniciativas semelhantes estejam ocorrendo em outras cidades do país, o movimento POA150Fotos é local e decidiu colaborar com dois movimentos engajados na arrecadação e distribuição de produtos de higiene e alimentos para comunidades de Porto Alegre/RS: o Solicon UFRGS (Solidariedade Pandemia UFRGS), coletivo de docentes da UFRGS criado para atender mais de 10 comunidades e instituições. E o movimento “Nós por Nós”, coletivo independente criado para viabilizar a rede de solidariedade aos moradores do bairro Cohab Rubem Berta.

Em conversa com membros do movimento “Nós por Nós” (@npnsolidariedade), os integrantes nos disseram que o movimento nasceu da necessidade de se dedicar a construção da resistência e da solidariedade nas periferias de Porto Alegre. Que escolheram essas regiões porque além de serem os locais em que vivem, são territórios tradicionalmente ocupados pela população negra, que por sua vez tem menos acesso aos serviços públicos e que estão passando por dificuldades extremas de sobrevivência e enfrentamento à pandemia. Os componentes do grupo fizeram questão de afirmar ainda que apesar do descaso do governo federal, da omissão do Poder Judiciário e da indiferença do parlamento gaúcho, a população começa a se auto organizar para enfrentar a pandemia e defender direitos. “É nós por nós”!  

O Projeto POA150Fotos ocorre entre os dias 18 de maio e 03 de junho de 2020. Faça parte dessa rede de solidariedade, colabore adquirindo uma obra através do site: https://www.poa150fotos.com.br/

 

Leia mais:

Solidariedade: Projeto reúne mais de 300 profissionais da fotografia de Minas Gerais

Porto Alegre: campanha de solidariedade arrecada kits de alimentação e higiene. Participe!

COVID-19 nas periferias de Porto Alegre: a luz sobre a desigualdade social