Pular para o conteúdo
BRASIL

Com mais de 22.000 mortes, Brasil segue com enorme ritmo de crescimento das mortes

Gilberto Calil

Quadro geral com edição de Gilberto Calil

O quadro reúne os dados dos 15 países com maior número de mortes registradas. Tomamos como referência principal o ritmo de crescimento do número de mortos, tendo em vista que o patamar de subnotificação dos casos no Brasil inviabiliza qualquer comparação da evolução do número total de casos. Entendemos que o cálculo do ritmo de crescimento é mais revelador do a simples comparação dos números absolutos ou dos índices de mortes por milhão de habitantes, tendo em vista que a expansão do Covid-19 se iniciou em momentos diferentes e a pandemia encontra-se em estágios totalmente distintos.

O ritmo de crescimento mundial do número de mortes vem diminuindo de forma consistente. Há 30 dias era 95%, há 20 dias era 50%, há 10 dias era 34% e agora está em 23%, uma redução progressiva que é efeito das medidas de contenção e políticas de isolamento social adotadas de forma rigorosa em muitos países.

A cada dia mais, o Brasil destaca-se negativamente.. Além de ter o segundo maior ritmo de expansão das mortes entre os quinze países, temos também o maior ritmo de expansão do número de casos, que teve um crescimento extraordinário de 127% em 14 dias – o que indica que nas próximas semanas o número de óbitos seguirá crescendo. Registramos na última semana 6.231 mortes e 111.667 novos casos, um número altíssimo, considerando-se a baixa testagem. Há 45 dias, 0,5% dos mortos eram do Brasil, e hoje este índice já chega a 6% (mais do que o dobro do percentual da população brasileira em relação à população mundial). Nos últimos dias, em média 20% dos mortos registrados no mundo eram do Brasil.

O Brasil chega a um ritmo de crescimento que é quase cinco vezes superior à média mundial em 14 dias, tendo crescido 110%, abaixo apenas do México (120%) e várias vezes superior a todos os países que vêm na sequência: Canadá (37%), Suécia (24%) e Estados Unidos (24%). Os demais países seguem diminuindo o ritmo de expansão, vários dentre eles chegando a menos de 10%. Os Estados Unidos seguem diminuindo diariamente o ritmo de expansão, estando com aproximadamente 25% dos novos casos e mortes diários do mundo. Exceto Brasil e México, todos os demais países vem tendo um crescimento de novos casos suficientemente baixo para produzir uma diminuição do número de casos ativos. A China registra apenas uma morte há 24 dias e teve apenas 38 novos casos nos últimos 7 dias.

Brasil e México são, também, disparadamente os dois países com menor número de testes. O número de testes por milhão de habitantes que Brasil (3.462) e México (1.567) é absolutamente inexpressivo e várias vezes inferior aos demais países com números análogos de mortes e casos. Na relação entre testes realizados e resultados positivos, o Brasil tem números ainda piores, com 2,2 testes realizados por resultado positivo.

O elevado ritmo de crescimento das mortes no Brasil contraria a tendência internacional de melhora da situação e indica um rápido e intenso agravamento do quadro nacional. Já tendo passado de 22.000 mortes oficializadas, o país deveria ter já um ritmo de crescimento diário de novos casos abaixo de 1% para ao menos ter a expectativa de começar a reduzir o ritmo de crescimento das mortes em duas a três semanas. No entanto, o crescimento de casos vem aumentando entre 6% e 7% ao dia. Tornam-se cada dia mais urgentes políticas efetivas de isolamento social e inclusive de lockdown em várias regiões. Medidas deste tipo foram adotadas por todos demais os países muito antes de chegarem no trágico patamar em que estamos no momento. Nosso isolamento social continua sendo relaxado e sabotado pelas autoridades federais, com cumplicidade explícita do grande empresariado, produzindo a conjunção trágica entre altas taxas de crescimento das mortes e dos novos casos, em um cenário de subnotificação generalizada. No país, os números de mortes estão aumentando a cada 13 dias e o número de casos a cada 11,5 dias, enquanto no mundo o tempo de duplicação das mortes é de 33 dias e o dos casos é de 30 dias. Somos já o segundo país com mais mortes diárias, o segundo país com mais novos casos diários (mas já com números muito próximos aos EUA, que realizam dezenas de vezes mais testes), o segundo país com o maior ritmo de crescimento de mortes (depois do México, mas calculado desde uma base numérica muito mais elevada), o país com maior ritmo de novos casos diários, o segundo país do mundo com maior número de pacientes internados em estado grave (19% do total mundial, mesmo não com números não atualizados há mais quase um mês)

Os Estados Unidos seguem com um elevado ritmo de aumento das mortes, ainda que com tendência de redução, estando em 24% em 14 dias, mantendo expressivo número de mortes diárias e inúmeros focos regionais. Itália, Espanha, França, Bélgica e Alemanha conseguiram reduzir a expansão dos novos casos a menos de 0,2% ao dia (índice 30 vezes menor que o Brasil). Nos últimos dias, o número de mortes no Brasil tem sido superior a Reino Unido, Espanha, Itália, França, Alemanha, Bélgica e Holanda somados.

Outros países, situados na América Latina, África, Ásia e Oriente Médio, embora com número ainda menos expressivo de casos ou de mortes, vêm tendo crescimento bastante superior à média mundial, com perspectiva de rápido agravamento da situação. Dentre estes, tiveram crescimento do número de casos superior a 100% nos últimos 14 dias: Haiti (5.56x), Tajdiquistão (4.89x), Sudão (3.04x), Guatemala (3.02x), Kuwait (2.71x), Bolívia (2.68x), Afeganistão (2.44x), Chile (2.38x), Omã (2.32x), Bangladesh (2.3x), Emirados Árabes Unidos (2.3x), África do Sul (2,26x), Índia (2.09x), Honduras (2.06), Catar (2x),. Outros, com crescimento abaixo de 100% no período, estão já entre os 20 com maior número de mortos: Peru (1.89x), Rússia (1.74x) e Equador (1.24x).

De outro lado, há um crescente número de países com a situação estabilizada e que praticamente não tem tido novos casos, como Coréia do Sul, Taiwan, Vietnã, Nova Zelândia, Eslovênia, Suiça, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Cuba, Uruguai e Paraguai, todos eles com expressiva redução do número de casos ativos.

É imprescindível e urgente reduzir o ritmo de crescimento do número de casos e do número de mortes no Brasil, pois a manutenção destes índices projeta um cenário cada vez mais terrível. Se por hipótese considerarmos que este ritmo se mantenha o mesmo (2.1 vezes a cada 14 dias), o número de mortes no Brasil atingiria 44.200 em 5/6, 92.821 em 19/6 e 194,925 em 03/7. Não se trata de uma previsão, mas de projeção do que pode ocorrer caso não sejamos capazes de diminuir o atual ritmo de forma muito mais vigorosa. Para isto, são inadiáveis medidas para ampliação do nível de isolamento individual, associadas à garantia de efetivas condições de sobrevivência ao conjunto dos trabalhadores, em especial aos mais precarizados. Um pequeno aumento ou uma pequena diminuição no percentual produz um grande efeito em cascata nos números em dois ou três ciclos, o que reforça a urgência do reforço das medidas protetivas.

 

Marcado como:
coronavírus / pandemia