Pular para o conteúdo
BRASIL

Médica de Manaus faz desabafo nas redes: “Governador, se o sr. adoecer, irá para a sala da morte?”

Da redação
Alex Pazuello/Semcom

Cemitério Público Nossa Senhora Aparecida, em Manaus/AM.

O estado do Amazonas vive uma situação dramática. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus já passou das 7.200, com 584 mortes confirmadas até o dia 4 de maio. Entre as 20 cidades brasileiras com maior incidência de casos de Covid-19, 12 estão no Amazonas. A capital Manaus é a oitava no ranking, com um índice de mais de 18 mortes por 100 mil habitantes. Até mesmo o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), admitiu que o estado fracassou no combate ao novo coronavírus.

As condições de trabalho dos profissionais da saúde são péssimas e compõem o cenário da crise. Segundo o Sindicato dos Enfermeiros do Amazonas, até o final do mês de abril havia cerca de cinco mil profissionais da saúde pública sem salários apenas em Manaus. Além disso, desde 2014 o governo terceiriza enfermeiros e técnicos de enfermagem e não contrata novos profissionais. Os trabalhadores têm que lidar ainda com a falta de máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPIs).

Reproduzimos abaixo o relato Marcela Sousa, médica, que denuncia as “salas da morte” nos hospitais de Manaus.

 

SALA ROSA DO HOSPITAL 28 DE AGOSTO EM MANAUS/AM – A SALA DA MORTE!!!!

Boa tarde, utilizando hoje minhas redes sociais pra fazer um desabafo. Gostaria de esclarecer antes de tudo, que não possuo partido político, apenas luto por um país melhor para todos nós.

Me chamo MARCELA SOUSA, médica ginecologista/obstetra, farei um desabafo como usuária do serviço público, mas, com um olhar técnico.

Meu pai (Sr. Pedro de Sousa) está com diagnóstico de Covid-19, internou no Hospital 28 de Agosto na manhã de quarta feira dia 29/04/2020, no dia 30/04/2020 foi transferido para a “sala rosa”, o que eu eu vi nesta sala foi uma cena de terror, como nunca vi antes nos meus 10 anos de formada. Vi várias pessoas falecendo sem uma gota de dignidade (SEM ASSISTÊNCIA MÉDICA).

Não estou aqui para falar mal dos profissionais de saúde (médicos e equipe de enfermagem), pois, sei que todos estão dando o seu melhor, trabalhando incansavelmente dia e noite, conheço colegas que estão praticamente morando dentro dos hospitais, sem poder voltar pra casa e sem receber seus salários há aproximadamente 4 meses!!!!!

Bom, a minha crítica é a respeito da FALTA DE GESTÃO PÚBLICA, da MÁ ADMINISTRAÇÃO e TOTAL DESPREPARO DO SR. GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS, WILSON LIMA.

Como pode intitular uma sala denominada de rosa pra atender pacientes com COVID-19, sem a menor estrutura de funcionamento, ou seja, pacientes alojados praticamente um em cima do outro e sem o quantitativo suficiente de profissionais para atender tais pacientes (ISSO É DESUMANO). Digo sim, que esta sala é a SALA DA MORTE, pois as pessoas morrem sem dignidade, sem o direito estabelecido pela constituição de acesso à saúde pública!!!

Finalizo o meu desabafo fazendo a seguinte pergunta ao Sr Governador: SE O SR. ADOECER, O SR. IRÁ PARA A SALA ROSA????

Fica aqui o meu desabafo pra essa MÁ GESTÃO QUE VEM ADMINISTRANDO O NOSSO ESTADO! Espero ter sido a voz de muitas pessoas que estão passando pela mesma situação que eu!!!

Obs. Meu pai já foi transferido para o Hospital Delphina Aziz, tendo um atendimento digno, graças a Deus, mas, precisava relatar esta cena de terror presenciada na sala rosa do Hospital 28 de Agosto.

CONVIDO O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS A CONHECER A SALA ROSA DO HOSPITAL 28 DE AGOSTO, VULGA SALA DA MORTE!!!

Me ajudem a compartilhar, NÃO ACEITEM QUE SEUS FAMILIARES MORRAM NA SALA DA MORTE.

Marcela Sousa
CRM- AM 7064
Ginecologista/Obstetra

 

 

> Veja a live do Esquerda Online sobre o colapso da saúde na região Norte

 

Marcado como:
coronavírus / manaus