Na sexta-feira, 1º de Maio, profissionais de saúde realizaram um protesto na Praça dos Três Poderes para homenagear as vítimas do Covid-19 e exigir condições de trabalho. Foram xingadas, ameaçadas e hostilizadas por uma dupla de bolsonaristas. A ignorância e o ódio chocaram o País e teve repercussão internacional, assim como a coragem e os relatos das enfermeiras, que em todo o mundo recebem aplausos e aqui são agredidas. “Encarávamos os agressores, não baixamos a cabeça, tínhamos o direito de ocupar aquele espaço, estamos tombando e não vamos nos calar diante de tamanha ignorância crescente nesse país”, disse a enfermeira Karine Afonseca, em um Relato da Linha de Frente, publicado no Esquerda Online.
Neste domingo, 03/04, quatro enfermeiras que participaram do ato estarão em uma live, organizada pelo movimento Resistência Feminista, a partir das 15h. Marcela Vilarim, enfermeira intensivista; Dayse Amarílio, presidenta do SindEnfermeiro DF, Bárbara Braga, enfermeira da atenção terciária em Brasília e Karine Afonseca, da Resistência Feminista, irão debater o protagonismo da mulher na luta contra o coronavírus. As mulheres são maioria da categoria da saúde, principalmente na enfermagem, entre enfermeiras, técnicas, auxiliares de saúde e em outras profissões que estão na linha de frente.
O debate irá destacar o machismo, como parte do discurso e da ideologia da extrema direita, e a importância da experiência do 1º de maio feminista transfronteiriço. No ato, como lembra Karine, os bolsonaristas chegaram bem próximo de uma das enfermeiras, tentando intimidá-la, com palavrões, com o corpo e com o dedo na cara. “Não ao acaso escolheram agredir uma mulher, figura conhecida como frágil ou indefesa em uma sociedade machista e patriarcal. A resposta veio novamente no silêncio, na firmeza do olhar contra o agressor e na ação corajosa de outra mulher, mostrando que quando lutamos, nunca andamos só!”, afirmou.
Acompanhe e divulgue a live deste domingo.
#LuteComoUmaEnfermeira
#RelatosdaLinhadeFrente
Live – o protagonismo da mulher na luta contra o coronavírus
Domingo, 04/05, 15h
Ao vivo no Facebook da Resistência Feminista
Envie perguntas pelos comentários
Retransmissão no facebook do Esquerda Online
Comentários