Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Enfermeiras que protestaram no Palácio do Planalto estarão em live neste domingo, 15h

Mulheres deram exemplo de coragem diante de bolsonaristas. Live será retransmitida pelo EOL

Da redação
Sobre foto de Scarlett Rocha / Esquerda Online

Na sexta-feira, 1º de Maio, profissionais de saúde realizaram um protesto na Praça dos Três Poderes para homenagear as vítimas do Covid-19 e exigir condições de trabalho. Foram xingadas, ameaçadas e hostilizadas por uma dupla de bolsonaristas. A ignorância e o ódio chocaram o País e teve repercussão internacional, assim como a coragem e os relatos das enfermeiras, que em todo o mundo recebem aplausos e aqui são agredidas. “Encarávamos os agressores, não baixamos a cabeça, tínhamos o direito de ocupar aquele espaço, estamos tombando e não vamos nos calar diante de tamanha ignorância crescente nesse país”, disse a enfermeira Karine Afonseca, em um Relato da Linha de Frente, publicado no Esquerda Online.

Neste domingo, 03/04, quatro enfermeiras que participaram do ato estarão em uma live, organizada pelo movimento Resistência Feminista, a partir das 15h. Marcela Vilarim, enfermeira intensivista; Dayse Amarílio, presidenta do SindEnfermeiro DF, Bárbara Braga, enfermeira da atenção terciária em Brasília e Karine Afonseca, da Resistência Feminista, irão debater o protagonismo da mulher na luta contra o coronavírus. As mulheres são maioria da categoria da saúde, principalmente na enfermagem, entre enfermeiras, técnicas, auxiliares de saúde e em outras profissões que estão na linha de frente.

O debate irá destacar o machismo, como parte do discurso e da ideologia da extrema direita, e a importância da experiência do 1º de maio feminista transfronteiriço. No ato, como lembra Karine, os bolsonaristas chegaram bem próximo de uma das enfermeiras, tentando intimidá-la, com palavrões, com o corpo e com o dedo na cara. “Não ao acaso escolheram agredir uma mulher, figura conhecida como frágil ou indefesa em uma sociedade machista e patriarcal. A resposta veio novamente no silêncio, na firmeza do olhar contra o agressor e na ação corajosa de outra mulher, mostrando que quando lutamos, nunca andamos só!”, afirmou.

Acompanhe e divulgue a live deste domingo.

#LuteComoUmaEnfermeira
#RelatosdaLinhadeFrente

 

Live – o protagonismo da mulher na luta contra o coronavírus
Domingo, 04/05, 15h
Ao vivo no Facebook da Resistência Feminista
Envie perguntas pelos comentários
Retransmissão no facebook do Esquerda Online