Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Se a sua pele for preta

Maria Raiane Felix Bezerra*, de Cariri, CE
Marcelo Casall/Agência Brasil

Brasília – Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver em Brasília, 2015

Acho incrível a forma que nós mulheres negras conseguimos nos reinventar nos espaços, sobretudo, espaços que historicamente foram ocupados por pessoas brancas. É dessa forma que venho aqui agradecer pelo contato com a escrita de mulheres pretas que vivem na diáspora brasileira, como Vilma Piedade, que criou o conceito “DORORIDADE” num mundo onde se segue uma estrutura baseada em fatos e ideias do ocidente que por isso resulta em filósofos homens brancos criando conceitos e não nós, mulheres negras.

Afinal, “todas as mulheres poderiam utilizar-se do conceito “SORORIDADE”, que em tese significa: união entre as mulheres, empatia, companheirismo e tudo aquilo que as mulheres desejam conquistar”. Mas na verdade não é bem assim, o que quero com esse texto é exemplificar a forma que esses vários significados representam para as mulheres negras. Nem lidas enquanto humanos éramos/somos e imagina ser lida enquanto mulher? É aí que eu quero chegar, porque além de uma palavra bonita e muito pautada no movimento feminista, o conceito SORORIDADE não chegou para nós mulheres pretas.

Vocês devem saber que para o feminismo branco entender que o racismo era tão estrutural quanto o capitalismo durou décadas de muita pressão feita por mulheres negras, só para que as mulheres brancas entendessem que se elas não lutassem contra o racismo a nossa sociedade continuaria igual. Passa um PANO e vamos lá.

Nisso tudo, na luta das mulheres no feminismo de caráter europeu imaginavam-se que mulheres caberiam em apenas gênero e nunca considerando raça. Se o feminismo como já dito, é de caráter europeu… Consequentemente seus ideais também vão ser.

Redijo sobre essas coisas a cima, que pra mim já estão saturadas, mas que muita gente ainda não sabe, que enquanto elas lutavam pelo direito ao voto, nós estávamos cuidando da casa delas e criando seus filhos.

Ah, e DORORIDADE É TUDO ISSO E MAIS UM POUCO. Segundo Vilma Piedade, é a dor que sofremos a cada minuto. O conceito SORORIDADE NÃO NOS SUPORTA ENQUANTO MULHERES NEGRAS. DORORIDADE CONTÉM: O VAZIO, A AUSÊNCIA, A FALA SILENCIADA E A DOR CAUSADA PELO RACISMO. DORORIDADE É UMA DOR QUE SÓ PODE SER SENTIDA SE A SUA A SUA PELE FOR PRETA!

* Estudante de Ciências Sociais e Militante da Juventude Grunec.

Este artigo reflete as opiniões do autor e não necessariamente as do Esquerda Online. Somos um portal aberto às polêmicas da esquerda socialista.