Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Petroleiros substituídos por fura-greves desembarcam sob aplausos no aeroporto de Manaus

Direção da Petrobrás substituiu grevistas na base de Urucu, na floresta Amazônica

Gleice de Oliveira, de Manaus (AM)
Reprodução

A direção da Petrobrás retirou petroleiros grevistas da Base de Urucu, no Amazonas, para dificultar e impedir a greve nacional dos petroleiros, que é justa, está forte e crescendo a cada dia. No domingo (16), um grupo de cerca de 40 petroleiros grevistas desembarcou no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, cantando palavras de ordem – “Não estamos à venda” – sob aplausos de outros petroleiros e de passageiros e funcionários do aeroporto. O vídeo mostra o ânimo dos petroleiros.

A ação de retirar os profissionais petroleiros e substituí-los por pessoal tecnicamente despreparado coloca em risco a segurança do processo de produção. A direção assumiu o risco, retirou os trabalhadores e será responsabilizada por quaisquer danos ou acidentes que porventura venham a ocorrer.

A contratação de trabalhadores temporários para substituir os grevistas foi permitida pelo TST, na semana passada, na mesma decisão autoritária que multa os sindicatos e ataca o direito de greve, exigindo a permanência de 90% do efetivo.

Foto FNP

SOLIDARIEDADE DE CLASSE

Neste momento, é fundamental a solidariedade de classe e esta é a nossa palavra de ordem no momento desta greve poderosa. Todos/os companheiros/as, camaradas, amigos e ativistas devem colaborar divulgando essa luta que, para além de se contrapor à política de produção e de preços estabelecida pelo governo com o objetivo de enriquecer ainda mais os acionistas e seguir retalhando e privatizando a Petrobrás que é um dos maiores patrimônios da população brasileira, também diz respeito à penalizar e destruir a agricultura familiar, que efetivamente alimenta o povo brasileiro.

A consequência imediata desse tipo de ação governamental é a brutal elevação dos preços dos alimentos que resultará no aumento da fome, da desnutrição e da miséria de grande parcela do povo brasileiro. Portanto, é de fundamental importância o estado ter o controle absoluto da produção e refino de petróleo e gás natural e também das fábricas de fertilizantes nitrogenados, pois segurança alimentar é também segurança nacional.

 

BASE DE URUCU

A Província Petrolífera de Urucu está próxima ao rio de mesmo nome, no município de Coari, a 650 km da capital Manaus. Segundo a Petrobras, trata-se da maior reserva provada terrestre de petróleo e gás natural do Brasil e produz, diariamente, em média, 40 mil barris de óleo de ótima qualidade, incluindo 1.200 toneladas de GLP (gás de cozinha). A base de Urucu conta com uma rede de oleodutos de 663 km, ligando até Manaus. O gasoduto tem capacidade de transportar até 5,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, desde Urucu até a capital do Amazonas.