Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Sexta-feira é dia de protestar contra a militarização do INSS e pela aposentadoria

Servidores do INSS farão atos em todo o país nesta sexta, 24. Confira a hora e os locais dos protestos e participe.

da redação
Reprodução Fenasps

Nesta sexta-feira, 24 de janeiro, as entidades e sindicatos que representam os servidores do INSS estão convocando atos em todos os estados, em frente às gerências executivas. O objetivo é denunciar a situação do INSS e os efeitos da reforma da Previdência para todos os que irão buscar a aposentadoria. Nesta data o INSS completará 97 anos e comemora-se ainda o Dia Nacional de Luta dos Aposentados.

A convocação dos atos nos estados também inclui a crítica a contratação de sete mil militares para atuarem no instituto, atendendo o público. Os sindicatos e a Fenasps denunciam essa medida, que chamam de “intervenção militar” e exigem concurso público, para suprir o déficit de pessoal.

Os atos também irão protestar contra o anúncio do fechamento de quase metade das agências, o que vai piorar ainda mais o atendimento ao público. “Hoje em dia é praticamente impossível ser atendido por um servidor(a) para que o(a) trabalhador(a) entenda o andamento do seu processo, já que a gestão atual do INSS reduziu imensamente os atendimentos presenciais”, diz a nota, que lembra ainda os ataques ao Serviço Social do INSS, ameaçado de fechamento por uma Medida Provisória e uma onda de casos de assédio moral contra as assistentes sociais.

Os servidores farão ainda uma homenagem aos aposentados e aposentadas, que seguem na luta e resistem, diante do congelamento de seus salários e das tentativas de destruição da Previdência Social.

Neste mesmo dia, a Condsef convoca um ato cultural e uma palestra na Esplanada dos Ministérios, no Espaço do Servidor, a partir das 09h30, com entrega de um documento no Ministério da Economia, em defesa dos serviços públicos.

 

Confira os horários e os locais de alguns dos protestos marcados:

 

Belém (PA)
08h – Em frente à Gerência Executiva do INSS

Belo Horizonte (MG)
08h – Av. Amazonas, 266, Centro

Fortaleza (CE)
08h – Rua Pedro Pereira, 383, Centro

Maceió (AL)
08h – Edifício Sede INSS (Antiga Rua da Praia)
09h – Ato dos servidores estaduais contra a reforma da Previdência estadual. Local: Palácio do Governo

Curitiba (PR)
09h – Rua XV de Novembro, esquina com João Negrão

Goiânia (GO)
09h – Agência do INSS – Avenida Goiás, Centro.

Vitória (ES)
09h – Praça Costa Pereira, Centro

Porto Alegre (RS)
10h – Edifício Ipase. Travessa Mario Cinco Paus, 20, Centro Histórico

Rio de Janeiro (RJ)
11h30 – Av. Presidente Vargas, 418

São Paulo (SP)
14h – Rua Xavier de Toledo, 280, Centro

Marcado como:
inss