Pular para o conteúdo
BRASIL

Servidores fazem manifestação em Brasília e greve se intensifica no INSS

da Redação
Comando de greve

Os servidores do INSS de todo país iniciaram no dia 23 de março, uma greve por tempo indeterminado. Os servidores públicos exigem a recomposição de 19,99% para repor as perdas salariais dos três últimos anos, já são 6 anos sem reajuste salarial. Os servidores públicos, assim como toda população, estão tendo que lidar com a alta da inflação, com aumento dos preços e do custo de vida no Governo Bolsonaro.

A categoria cobra ainda o cumprimento do acordo de greve firmado em 2015, que dentre outros pontos previa a reestruturação da carreira. Somam-se a esses fatores a falta de servidores e condições de trabalho para atender à população. A maioria das agências hoje estão vazias, sem funcionários para atender, muitas com infraestruturas precárias.

O INSS perdeu mais da metade dos seus funcionários nos últimos anos. Mesmo sendo avisado dos riscos de colapso no atendimento, o Governo Federal nada fez para amenizar a situação da população. O INSS tem,  hoje, 17 mil servidores ativos, cerca de 23 mil saíram ou se aposentaram nos últimos anos. A falta de concursos públicos para repor o quadro de funcionários tem comprometido gravemente o atendimento à população.

A única medida adotada pelo Governo Federal tem sido jogar os serviços para o MEU INSS, um aplicativo que a população até hoje tem dificuldades para usar. O resultado é que milhões de segurados tem tido dificuldades para requerer benefícios e serviços da previdência social. Cerca de 1,8 milhões de processos estão aguardando análise no INSS e o atendimento nas agências é cada vez mais restrito.

Diante da situação de desmonte da autarquia e do congelamento salarial, os servidores do INSS aderiram ao calendário do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais(FONASEFE) e iniciaram a greve por tempo indeterminado na última semana. Segundo levantamento do Comando Nacional de Greve da Fenasps, divulgado no dia 30 de março, a greve do INSS já atinge 22 estados e o Distrito Federal.

Caravana dos SPF´s e intensificação da greve 

Como parte do calendário do FONASEFE, os servidores do INSS se somaram a outras categorias e realizaram uma grande caravana em Brasília nessa semana. Os servidores cobram do Ministério da Economia a abertura imediata das negociações.

Os servidores do INSS também fizeram uma manifestação no ato de posse do novo ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, que até então ocupava o cargo de presidente do INSS e substitui Onyx Lorenzoni no Ministério. A manifestação foi realizada com a presença de grevistas de todo país, e demonstrou a disposição da categoria se manter em greve até o atendimento da pauta de reivindicações.

Nos últimos dias outras categorias do Serviço Público Federal deflagaram greve e intensificaram a campanha salarial dos SPF´s. Uma reunião com o Ministério da Economia está prevista para hoje, 01 de abril. Os servidores esperam algum retorno do Governo Federal sobre a pauta de reivindicações protocolada há meses e sem qualquer resposta até o momento.