Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Seminário do Fórum dos Servidores Públicos de SP organiza luta para derrotar reforma administrativa

Nelson Novaes Rodrigues*, de São Paulo (SP)

O seminário do Fórum dos servidores públicos no estado de São Paulo, realizado este fim de semana, na sede do Sintrajud, em São Paulo, contou com a presença de 90 pessoas, 10 entidades e, o firme objetivo de compreender, debater, traçar um plano de ação e organizar uma frente ativa e unitária de lutas, compreendendo as três esferas do setor público com o propósito de derrotar a reforma administrativa de Guedes/Bolsonaro. Eles preconizam o desmonte do estado brasileiro, a destruição do funcionalismo público enquanto prestador de atendimento à população, a extinção dos serviços públicos como responsabilidade e dever do estado e a sua pronta transferência para o mercado e o grande capital, ávidos de uma volúpia exacerbada por lucros e devastação de direitos sociais historicamente conquistados pelo conjunto dos trabalhadores.

O seminário aprovou por aclamação inúmeras propostas como a luta em defesa do o SUS e do hospital Sorocabano, e o enfrentamento contra a reforma da previdência dos servidores estaduais que Doria quer impor e, também, dentre elas, duas importantes resoluções, a saber, o chamado para o ato público organizado pelo CFESS, CRESS, Fenasps, Sinsprev/SP, Apropuc, no dia 4 de dezembro, às 19 horas. Será no auditório 333, da PUC, à rua Ministro Godói, 969. Como pauta, em defesa da previdência social pública e do serviço social no INSS ameaçado de extinção.

A segunda resolução foi a convocação para o encontro por direitos e pelas liberdades democráticas a ser realizado nos dias 14 e 15 de dezembro, na sede do Sipreen. A entidade fica na rua Guaporé, 140, Armênia. Como pauta do seminário, aconstrução de uma frente única que mude a correlação de forcas afim de barrar a ofensiva ultraneoliberal da extrema direita e seus aliados contra os explorados e oprimidos brasileiros.

A próxima reunião do fórum será na segunda-feira, dia 9 de dezembro, 19h30, para encaminhamentos e preparação das futuras ações como o calendário de lutas que tem um indicativo de uma greve geral de todo o funcionalismo para o dia 18 de março, deliberada na plenária das três esferas do serviço público, organizada pela centrais sindicais e entidades nacionais no dia 26 de novembro em Brasília.

*Nelson é diretor do Sinsprev/SP, da Fenasps e militante da Resistência/PSOL