Quem matou o Lucas?
Publicado em: 29 de novembro de 2019
De acordo com resultado divulgado por exame de DNA da Polícia Científica, após controvérsias no reconhecimento, o corpo encontrado no Parque do Pedroso, em Santo André, é de Lucas Martins dos Santos, de apenas 14 anos. Lucas desapareceu na madrugada do dia 13 de novembro, na periferia de Santo André, Favela do Amor. A mãe afirma ter visto uma viatura da Polícia Militar do Estado de São Paulo após ouvir a voz do garoto.
A mãe de Lucas, Maria Marques, foi presa no dia 19 de novembro, quando foi prestar depoimento sobre o desaparecimento de seu filho no Setor de Homicídios e proteção à Pessoa (SHPP) de Santo André. A alegação de sua prisão foi uma condenação de 2013 por tráfico de drogas. Na ocasião, Maria foi absolvida em primeira instância e condenada na segunda, porém viveu normalmente no mesmo local durante anos.
Familiares relataram ameaças e moradores da Favela do Amor em parceria com ativistas da luta contra o genocídio da juventude negra realizaram atos para exigir respostas sobre o paradeiro de Lucas. A hashtag #CadeOLucas esteve presente nas redes sociais e foi compartilha constantemente.
O 41º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo é o que mais mata, segundo ouvidoria da polícia. Dois policiais estão afastados das ruas sem prejuízos dos vencimentos.
Top 5 da semana
colunistas
A esquerda radical deveria apoiar Lula desde o primeiro turno. Por quê?
editorial
Mulheres vivas: Contra a barbárie do feminicídio, ocupar as ruas
lgbtqi
Encontro de Lideranças LGBTQIA+ do Alto Tietê vai debater as propostas apresentadas pela 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
mulheres
Sonia Meire: “Enquanto nós estamos aqui, mulheres estão sendo violentadas”
editorial









