Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

PSOL Carioca aprova moção contra perseguição a ativistas petroleiros

da redação
Agência Brasil

O diretório municipal do PSOL Carioca, reunido na última quarta-feira (13), aprovou por unanimidade uma moção contrária a perseguição promovida pela direção da Petrobras a um grupo de ativistas sindicais da categoria dos petroleiros. Com a anuência do governo Bolsonaro, a empresa busca puni-los simplesmente por terem exercido um direito democrático mínimo: recorrer à justiça, por meio de Ação Popular, contra a venda de ativos da empresa. O Esquerda Online se solidariza com os trabalhadores perseguidos e chama o conjunto dos movimentos sociais e setores democráticos a repudiar essa medida autoritária. Reproduzimos abaixo a moção aprovada, que está aberta a novas adesões e pode ser aprovada em outras entidades ou assembleias.

Moção contra a perseguição aos petroleiros e petroleiras que lutam contra a privatização da Petrobrás 

Através desta, denunciamos a presidência da Petrobras e o governo federal que estão processando trabalhadores que estão em luta contra a privatização da Petrobrás. Natália Russo, Marcello Bernardo, Eduardo Henrique e Igor Krettli ingressaram com uma ação popular contra a venda das Refinarias de Petróleo da companhia. Além de se desfazer de um patrimônio estratégico para o desenvolvimento social brasileiro, esta privatização de ativos de uma empresa estatal está sendo feita de forma totalmente ilegal. A direção da Petrobrás está processando os trabalhadores por danos morais e materiais. Os petroleiros e petroleiras exercem democraticamente o direito de questionar esta arbitrariedade. A empresa exige reparações no valor de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil) de cada um, processo este que ainda pode virar um inquérito investigativo com claro tom de ameaça.

Chamamos a todo o movimento social brasileiro a cercar de solidariedade os que estão sendo processados e mais uma vez repudiamos as práticas antissindicais da direção da Petrobrás e do Governo Bolsonaro.

Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2019
Diretório Municipal do PSOL

Marcado como:
petrobras / petroleiros