Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Esquerda Online abre inscrições para curso online sobre feminismo e marxismo

Carol Burgos, da Redação
Bruna Piazzi

Dando continuidade às atividades sobre feminismo que aconteceram no último período no Brasil, o Esquerda Online está organizando um curso online com o tema “Feminismo e Marxismo”, aberto à participação de todas e todos que se inscreverem a partir de formulário. As aulas, ministradas por feministas especialistas no tema, iniciarão no início de outubro.

O curso, que conta com apresentação da professora da UFF Renata Vereza, terá, ao todo, quatro videoaulas, disponibilizadas no YouTube, uma a cada dia, de 7 e 10 de outubro, sempre às 18h. (As aulas ficarão disponíveis, após esse horário, para quem se inscrever)

Apresentação

A primeira aula terá o tema “Opressões e teoria da reprodução social”, ministrada pela advogada popular, mestre e doutoranda da linha de Teoria e Filosofia do Direito, da UERJ, Rhaysa Ruas. A segunda tratará de “Feminismo e Socialismo”, com a abordagem da professora de História da rede pública, especialista em gênero e sexualidade pelo IMS/UERJ, mestre e doutoranda em História pela UFF, Danielle Jardim. Já a terceira aula contará com a professora, historiadora e mestre pela UFF Pollyana Labre, com o tema “O movimento feminista da segunda metade do século XX”. A última e quarta aula será com a professora do Departamento de História da UFF, Renata Vereza.

Todo o curso será online e aberto. Para participar, basta, apenas, que seja realizada inscrição a partir deste formulário online. A iniciativa é parte do lançamento da Escola de Formação do Esquerda Online. Com tanta desinformação, fakenews e investimento de setores obscurantistas contra tudo que é ciência, pretendemos resgatar um conteúdo crítico com base marxista sobre diversos temas da sociedade. A escola pretende ajudar na informação e formação de ativistas de todo o país, e também de estudantes, trabalhadores e pessoas em geral que tenham curiosidade e vontade de aprender e trocar experiências, para unir forças para resistir aos retrocessos.

SERVIÇO

Datas: 7, 8, 9 e 10 de outubro
Inscrição: https://forms.gle/m75gxzLss7yqYKb18
Tema: “Feminismo e Marxismo”

AULAS

Aula 1 – Opressões e teoria da reprodução social
Professora: Rhaysa Ruas
Advogada popular, mestre e doutoranda na linha de Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGD/UERJ).

 

Aula 2 – Feminismo e Socialismo
Professora: Danielle Jardim da Silva
Professora de História da rede pública, especialista em gênero e sexualidade pelo IMS/UERJ, mestre e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da UFF.

 

Aula 3 – O movimento feminista na segunda metade do século XX
Professora: Pollyana Labre
Historiadora, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFF.

 

Aula 4 – A greve internacional de mulheres
Professora: Renata Vereza
Historiadora, Professora do Departamento de História e do PPGH da UFF.