A partir de vídeos amadores, ‘Imagens de um Sonho’ explora jornada operária dentro da Petrobras

Desde o início dos anos 2000, quando o acesso às novas tecnologias deixou de ser privilégio da classe média, de tempos em tempos um acalorado debate reaparece no meio cinematográfico: a democratização do ato de filmar, seja através de câmeras digitais ou celulares, pode revolucionar o audiovisual com a produção de novos cineastas e filmes?

Até hoje não existe uma resposta definitiva para essa questão. ‘Imagens de um Sonho’, terceiro curta-metragem do jornalista e documentarista Leandro Olimpio, não se propõe a respondê-la. Mas contribui para o debate ao se apropriar de vídeos amadores gravados exclusivamente (há uma única e justificada exceção) por trabalhadores terceirizados da Petrobras.

Ao longo de uma década, entre os anos de 2008 e 2018, o Youtube foi invadido por imagens do dia a dia do ‘chão de fábrica’ na principal estatal do país. Mesmo que não fosse essa a intenção, filmando a si próprio o operário também filmava as transformações pelas quais passava a empresa e o país: o crescimento econômico, a formação da chamada nova classe média, a sensação do pleno emprego e o acesso dos mais pobres ao consumo.

“Com a disparada no preço do barril do petróleo e a descoberta do pré-sal, em 2008, o céu parece o limite”, comenta Olimpio na primeira parte do filme, lembrando que a Petrobras viveu um crescimento vertiginoso e foi parte da euforia que invadia o país.

Dividido em duas partes, o documentário respeita a cronologia dos fatos e, aos poucos, apresenta as contradições, limites e encruzilhadas vividas pela companhia e por sua força de trabalho. Como sabemos, a Petrobras não se destacou somente nos anos em que se dizia que “nunca fomos tão felizes”. Para sua desgraça, este protagonismo ganhou ainda mais força ao se tornar, a partir de 2014, no epicentro da crise econômica, social e política do país.

Em seu último trabalho, ‘Elza’, escolhido pelo público do 16º Curta Santos como melhor filme na categoria Olhar Caiçara, o diretor lança mão da locução em primeira pessoa. Em uma espécie de ensaio sobre sua avó e o papel da memória, o diretor se implica enquanto realizador e protagonista da história retratada. Em ‘Imagens de um Sonho’, mais uma vez temos a companhia de sua voz, mas o procedimento se concretiza de modo distinto. Com presença mais sóbria e distante, não se trata mais de um personagem da história, mas de um observador que se propõe a estudar as imagens selecionadas.

A observação e organização minuciosas do material pesquisado, materializadas por meio da montagem e escolha da locução como dispositivo de mediação, permitem ao diretor ressignificar o sentido das imagens. Se em estado bruto e dispersas no vasto mundo da internet não eram mais do que fragmentos da vida operária, ao serem lapidadas se convertem num valioso documento histórico.

Estreia

A estreia ocorrerá no 17º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos, que acontece de 1 a 5 de outubro. Selecionado para a categoria Olhar Caiçara, que reúne filmes da Baixada Santista, o curta será exibido na próxima quarta-feira (02), às 19h30, em quatro espaços de exibição simultaneamente (mais informações podem ser encontradas aqui). Além de inscrever o filme no circuito independente de festivais do país, a intenção do diretor é promover novas exibições públicas. “Aqui na Baixada Santista a intenção é exibir o documentário em Cubatão, onde há uma forte concentração operária, e exibi-lo novamente em Santos, aí talvez combinado com um discussão mais ampla sobre o que a própria classe operária”, explica Olimpio.

Abaixo, confira o trailer

Sinopse
Composto de vídeos publicados no Youtube por terceirizados da Petrobras, o filme explora um capítulo importante do país através de fragmentos da vida operária dentro e fora da fábrica. Com suas próprias mãos, a classe trabalhadora registra – ao longo de uma década (2008-2018) – as alegrias e dissabores de sua jornada.

Ficha técnica
Direção/Roteiro/Montagem/Locução: Leandro Olimpio
Produção | André Garcia e Lufe Bollini
Produtora | Kino-cobra Filmes

Contato
[email protected]