Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Editora Usina lança novo livro de Cinzia Aruzza

Martina Gomes, de São Paulo

Nesta semana a Usina Editorial realizará o lançamento do livro Ligações perigosas: casamentos e divórcios entre o marxismo e feminismo, da autora Cinzia Aruzza.

Cinzia Aruzza é professora associada de filosofia na New School for Social Research, na cidade de Nova York. Foi uma das principais organizadoras da greve Internacional das mulheres nos Estados Unidos e integra o coletivo editorial da Viewpoint Magazine.

Este livro é inédito no Brasil. Conta com o prefácio da deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) e é uma importante atualização do marxismo como instrumento de reflexão na luta contra a opressão à mulher.

O livro será lançado em meio ao evento que ocorre na UFF com a temática ” Marxismo sem tabus: enfrentando as opressões” organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (Niep-Marx) que contará com a presença da autora Cinzia em um mini-curso, nesta terça-feira, 27.

Também co-autora do manifesto “Feminismo para os 99%”, editado pela editora Boitempo, Cinzia organiza a história das lutas sociais e os encontros e desencontros com a luta das mulheres. Mais do que uma contribuição teórica, estamos diante de um aporte para a ação de todos aqueles e aquelas que acreditam na necessidade de acabar com a desigualdade social e a opressão no mundo. Em tempos do surgimento de toda uma geração feminista que se coloca a frente nas ruas em busca de igualdade, é urgente identificarmos como a luta das mulheres se transforma na luta de todo o povo no século XXI.