Pular para o conteúdo
MUNDO

Repudiamos a presença de Bolsonaro na Argentina. Quinta, 06/06, vamos à Plaza de Mayo

Leia uma das convocatórias do ato que está sendo convocado para esta quinta, em Buenos Aires. Protesto terá transmissão ao vivo no EOL

Opinión Socialista
Opinion Socialista

Diante da presença do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no país, na quinta-feira, 06 de junho, repudiamos sua presença assim como suas declarações ofensivas na imprensa contra a sociedade argentina e a opinião pública democrática.
Bolsonaro é um inimigo declarado da classe trabalhadora, dos povos originários, das mulheres, das minorias sexuais e das liberdades democráticas. Desde que assumiu, virou um peão de Trump na região, promovendo um ajuste selvagem para trabalhadorxs do Brasil e uma política golpista para a Venezuela.

Ao mesmo tempo, nos somamos às organizações que convocam a mobilizar-se na Plaza de Mayo, para dizer em alto e bom som que não é bem-vindo em um país que reivindica a memória, a verdade e a justiça para os crimes de lesa-humanidade cometidos pela ditadura civil, militar e eclesiástica.

É Bolsonaro que deve dar explicações sobre o assassinato de Marielle Franco, no que seus filhos estão diretamente vinculados às milícias que atuam no país.

Seu apoio aberto ao Macrismo o converte em um inimigo de milhõs de trabalhadoras e trabalhadores da Argentina, que acabamos de paralisar o país e nos mobilizarmos contra a política econômica ditada pelo FMI e as grandes multinacionais.
Repudiamos, além de sua intromissão na vida interna de nosso país, sua defesa do terrorismo de estado e dos militares genocidas que o levaram adiante, algo inaceitável em um país como a Argentina, que disse Ditadura Nunca Mais. As justificativas e a defesa das atrocidades cometidas pelos militares merecem o repúdio mundial.

Denunciamos sua ideologia racista, homofóbica e contra os direitos das mujeres; sua pregação e suas práticas desde o Estado se baseiam no ódio e são uma ameaça contra toda a classe trabalhadora, suas organizações e direitos, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina e no mundo.

Desde Argentina, saudamos a grande luta dos estudantes, docentes e de toda a classe trabalhadora contra os ataques de Jair Bolsonaro aos direitos de milhões de brasileiros.

 

Buenos Aires, 04 de junho de 2019.

Opinión Socialista.

Tradução: Esquerda Online
Lea en español

Repudiamos la presencia de Bolsonaro en Argentina

 

 

VÌDEO – Confira a convocatória das Mães da Plaza de Mayo Linha Fundadora

 

Marcado como:
Argentina