Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Policial acusado de matar universitária é preso em Currais Novos (RN)

Por Luana Soares, de Natal, RN
Jovem Zaira Cruz foi morta no carnaval, na cidade de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte

Na manhã desta sexta-feira, 15, foi preso o sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte Pedro Inácio, 37, principal suspeito pela morte da estudante Zaira Cruz, de 22 anos, na madrugada do dia 02 de março, sábado de carnaval. Segundo o laudo do ITEP (Instituto Técnico-Científico de Perícia), ela foi assassinada por asfixia mecânica e estrangulamento.

Zaira Cruz era estudante de Engenharia Química na Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) e foi encontrada morta dentro do carro pertencente a Pedro Inácio. Ela passava o carnaval com amigos em Caicó, cidade a 87 km de Currais Novos, onde vivia com a família.

Pedro chegou no local onde estava com amigos depois das 03h da manhã. Pela manhã, perguntou por Zaira às pessoas da casa. O corpo foi encontrado às 09h, no carro dele.

Leonardo Germano, delegado responsável pelo caso, afirmou que, segundo a perícia, a estudante foi assassinada momentos antes da chegada ao local onde o corpo foi encontrado. A polícia ainda investiga as motivações do crime e se houve violência sexual contra Zaira. Também está sendo aguardado o resultado dos exames toxicológicos de Zaira e Pedro. O delegado descarta a participação de outra pessoa.

O caso chocou o Rio Grande do Norte. O crime foi denunciado nos atos do 8 de Março. No domingo seguinte, um ato reuniu cerca de 300 mulheres, de todas as idades, na Praça de Currais Novos, exigindo justiça. No protesto, era possível perceber a indignação, além da tristeza pela morte de Zaira. A manifestação foi organizada por amigas e por um grupo de mulheres jovens de um coletivo feminista na cidade e teve repercussão na mídia do estado.

A violência contra as mulheres é a face mais cruel da desigualdade de gênero no Brasil. A cada duas horas, uma mulher é morta o Brasil e os registros apontam que cresceu 12% o número de feminicídios no país, mas esses números não são apenas estatística. Zaira, a poucos dias de completar 23 anos, teve a sua história interrompida, todos os seus planos destruídos em instantes de uma noite de carnaval.

Zaira presente! Nenhuma mulher a menos!

 

LEIA MAIS

8 de Março: Chega de nos matar! Resistir para não morrermos!

 

Cobertura colaborativa -Veja fotos do ato por Marielle em Natal (RN)

As homenagens a Marielle Franco marcaram o dia 14 de março em Natal (RN). No início da manhã, ocorreram panfletagem e…

Posted by Esquerda Online on Friday, March 15, 2019