Pular para o conteúdo
Especiais
array(1) { [0]=> object(WP_Term)#20991 (10) { ["term_id"]=> int(4350) ["name"]=> string(13) "Marielle Vive" ["slug"]=> string(13) "marielle-vive" ["term_group"]=> int(0) ["term_taxonomy_id"]=> int(4350) ["taxonomy"]=> string(9) "especiais" ["description"]=> string(0) "" ["parent"]=> int(0) ["count"]=> int(207) ["filter"]=> string(3) "raw" } }

Livro de Marielle Franco será lançado em todo o país no próximo sábado 

Por: Lucas Ribeiro Scaldaferri, Salvador, BA

Assassinada em março deste ano, a vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ) teve sua trajetória política, intelectual e pessoal interrompida por tiros. Passado nove meses deste triste crime, nenhuma informação sobre quem efetuou os disparos e o(s) mandantes(s) foi divulgada. As polícias civil, militar e federal, assim como o Ministério Público, Exército e Governo Federal são responsáveis direta ou indiretamente pela impunidade de um crime político na segunda maior cidade do país.

Mesmo com a perda irreparável da nossa companheira, estamos resistindo. Marielle foi lembrada em protestos em todo Brasil e em muitos países. Alguns dos seus  projetos de lei apresentados na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro foram aprovados. Sua trajetória virou inspiração para jovens, em especial as negras e LGBTs, que reconheceram na vereadora do PSOL uma referência de luta. Em outubro, conseguimos eleger três mulheres negras do PSOL deputadas estaduais (Mônica Francisco, Renata e Dani Monteiro) comprometidas com o legado de Marielle.

É nesse contexto que, no próximo sábado (8), dezenas de cidades brasileiras irão realizar o lançamento do livro UPP – A redução da favela a três letras de Marielle Franco.  O livro, organizado pela N-1 edições, é parte da dissertação de mestrado da nossa companheira e é uma contribuição para compreendermos a política de segurança pública no Rio de Janeiro.

Silvio Almeida, em seu Livro ‘O que é racismo estrutural?”, nos dá a importância do livro de Marielle Franco (ao analisar sua dissertação) para compreender a realidade das atuais políticas de segurança pública: “Ao analisar a atuação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), implantadas nas favelas do Rio de Janeiro, Marielle Franco procura demonstrar como esta política se desenvolveu em um duplo processo: a instituição de um controle social militarizado nas favelas e, simultaneamente, a abertura do território à lógica da mercantilização”.

O lançamento deste livro será um ato político pela memória de Marielle Franco e por justiça pelo seu assassinato. O livro tem preço de capa de R$ 30 e todo lucro será revertido para a família da autora. Abaixo, deixamos as cidades que terão evento para podermos participar e demonstrar para seus assassinos que Marielle virou semente e seu legado fortificará nossa resistência.

Veja eventos de lançamento do livro de Marielle pelo país:

Belém – PA – Evento

Belo Horizonte – MG – Evento

Curitiba – PR – Evento

Florianópolis – SC – Evento 

Goiânia – GO – Evento

Maceió – AL – Evento

Porto Alegre – RS – Evento

Recife – PE – Evento

Ribeirão Preto – SP – Evento

Rio de Janeiro -RJ – Evento

Salvador – BA – Evento 

São Luís – MA – Evento 

São Paulo – SP – Evento

Tabatinga – AM – Evento

Teresina – PI – Evento

Tiradentes – MG – Evento 

Vitória – ES – Evento