Pular para o conteúdo
CULTURA

Prefeitura de São Bernardo do Campo impede realização de evento da cultura Hip Hop

Por: Elber Almeida, de São Bernardo do Campo, SP

A Batalha da Matrix é famosa na região do Grande ABC Paulista por reunir centenas de espectadores e dezenas de MC’s todas as terças-feiras numa praça da região central de São Bernardo do Campo. O evento, ao lado de outras batalhas, é responsável por um verdadeiro caldeirão cultural na região, que dá origem à criação de diversos grupos de artistas, em sua maioria jovens moradores de periferia, além de ser um importante espaço de lazer numa cidade em que isto é quase inexistente.

Já sofreu diversas vezes com repressão policial, tanto por parte da Polícia Militar, quanto da Guarda Civil Municipal. Resistiu e hoje se consolida.

Porém, ao negociar a realização do seu evento de aniversário no Parque da Juventude, localizado no Centro da cidade, que permanece aberto durante o dia para o uso de skatistas, pessoas que realizam caminhadas e onde já foram realizados shows, receberam a resposta de que a Prefeitura irá começar a “estipular preço público para os eventos”.

Isso significa que começará a haver cobrança para realização de eventos nesse espaço público, sustentado pelos impostos pagos pelos trabalhadores. Essa medida está sendo preparada, como confirma informativo assinado pelo secretário da Cultura da cidade, enquanto a Prefeitura aplica seu projeto de higienização das praças, o programa “Praça Parque”, que coloca cercas no entorno destas, o que inclusive já impede a realização de eventos como a batalha de MC’s que ocorria na Praça do Trabalhador no Jardim Silvina.

Também vem ao mesmo tempo da realização anual de uma série de shows chamada “Festival de Verão do Riacho Grande”. A Prefeitura afirma não custear o evento, enquanto o prefeito Orlando Morando (PSDB) afirma contraditoriamente que “garantiremos a segurança, a limpeza do local, bem como colocaremos linhas especiais de ônibus para assegurar a saída do público para melhorar o fluxo”.

Afinal de contas, por que um evento de realização independente e gratuito não pode ser realizado, pois a Prefeitura planeja cobrar o uso do espaço público em que este ocorreria, enquanto outro, com propagandas comerciais de determinadas empresas é propagandeado como evento que não possui custos para os cofres públicos, sendo que isto é desmentido pelo próprio prefeito em sua fala?

Confira a nota divulgada nas redes sociais pela organização da Batalha da Matrix:

Saiba mais sobre as batalhas da Matrix e outras batalhas de MC’s do ABCDMRR:

Quilombagem urbana que incomoda a burguesia: a Batalha da Matrix

Foto: Reprodução Facebook