Pular para o conteúdo
BRASIL

Obra de Gamsci será debatida em seminário

Em 26 de abril de 1937 morreu Antonio Gramsci, após 11 anos sob o regime do cárcere fascista que o condenou à prisão com a sentença inédita que teria sido proferida pelo promotor: “devemos impedir que este cérebro funcione por 20 anos”.

Contudo, todos os esforços do regime fascista falharam, pois foi no cárcere que o filósofo italiano escreveu a sua obra magna, a que ele mesmo denominou de furewig, uma obra clássica que viria a influenciar diversas gerações até os dias atuais por se tornar cada vez mais necessária para fazermos a leitura do passado e do presente com vistas de transformá-lo em direção ao futuro, a um novo modo de vida social. Foi nestes termos que Gramsci dedicou-se constantemente a buscar apanhar a realidade pela raiz, a compreender as mediações do processo revolucionário e as possibilidades concretas da situação para atuar. Nesse sentido, ele compreendeu a Revolução de 1917 como uma “Revolução contra o capital” e posicionou-se contra as correntes fatalistas e economicistas de seu tempo buscando demonstrar que o processo revolucionário é um processo de síntese dialética e catártica teórico-prática.

Desse modo que o GGRAMSCI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci, vem, desde sua fundação em 2013, dedicando-se aos estudos da obra de AntonioGramsci, por considerar que o filósofo sardo traz relevantes contribuições para a leitura e transformação da realidade em que estamos inseridos. Além dos estudos, o grupo tem realizado inúmeras atividades de formação teórico-política, em nível regional e internacional e,mais uma vez, realiza um importante evento, o I Seminário Internacional “Gramsci, Revolução e os desafios do século XXI”, que vem se juntar ao conjunto de comemorações do centenário da Revolução Russa e dos 80 anos de morte de Antonio Gramsci e contará com a participação de estudiosos e pesquisadores locais e internacionais. Na oportunidade, haverá a apresentação de uma importante obra para os estudos de Gramsci lançada pela Boitempo, o Dicionário Gramsciano, organizado por Guido Liguori que realizará a conferência de abertura na noite do dia 30 de agosto.

Maiores informações:

www.facebook.com/GGramsci.UFC

www.ggramsci.faced.ufc.br

Inscrições: https://goo.gl/forms/UhW31fI87eRkkkcv2

 

Marcado como:
Gramsci