Pular para o conteúdo
CULTURA

Nas Pistas: 4 anos de resistência em Mauá

Por: Elber Almeida, de São Bernardo do Campo, SP

Esta é a 11ª matéria sobre as batalhas de rimas no ABCMDRR!

Em Mauá, faz quase quatro anos que ocorre um importante evento cultural independente. Não é organizado pela Prefeitura ou por grupos empresariais, mas sim por um coletivo de jovens que constroem o Hip Hop. Hoje esse grupo é o coletivo “Máfia das Pistas”.

Esta cidade tem uma grande falta de serviços públicos, inclusive de atividades culturais, e uma das populações mais pobres das sete cidades do ABCDMRR. Sua enorme periferia abriga uma grande população de operários, trabalhadores em firmas terceirizadas e desempregados. São muitos que trabalham em outros municípios da região, ou na capital.

Mauá é um terreno fértil para a contestação e para o Hip Hop. Não é por acaso que abriga uma das batalhas de rimas mais tradicionais e maiores da região, a Batalha das Pistas, que hoje ocorre no Parque da Juventude, localizado no Centro da cidade. Todas as quartas-feiras se reúnem centenas de pessoas entre público, organizadores e MC’s, para o evento.

Sua organização, o coletivo Máfia das Pistas, tem dentre seus integrantes Maísa e Victória, que hoje estão à frente da apresentação e organização do evento juntamente com outros. Veja a entrevista que fizemos com elas:

Não é apenas uma rinha de MC’s. Começaram a ocorrer edições especiais, como a “edição do conhecimento” e a edição das minas. Na primeira, temas importantes são elencados e os MC’s precisam rimar sobre estes. Na segunda, as vagas ficam reservadas especialmente para as minas, dando espaço num tipo de evento ainda hegemonizado por homens.

Outra ação interessante foi a promoção de uma edição da batalha na Fundação Casa de Mauá. Com isso, a batalha promove um caminho de reinserção daqueles jovens na sociedade, através do Hip Hop e seus elementos.

Mesmo com todas estas ações a batalha sofreu com dificuldades por parte da prefeitura que administra o parque em que está sediada. Não diferente do que ocorre em outras batalhas, tentou-se responsabilizar o evento pelo uso de entorpecentes no local. Este problema foi parcialmente superado graças à organização e resistência da Máfia das Pistas, que fez ações para conscientizar o público.

Não é por acaso que a batalha surgiu no momento das manifestações que explodiram na metade de 2013, como afirma uma de suas organizadoras, Maísa.. É um evento de ocupação do espaço público e de contestação da ordem, assim como é o Hip Hop em geral e como foram as manifestações daquele ano. Sua raiz é uma juventude que não vê perspectivas no futuro oferecido pelos governos atuais, e por isso visa transformá-lo.

A Batalha das Pistas de Mauá segue firme como uma das mais tradicionais batalhas de MC’s da região. Todas as quartas-feiras, às 19h, no Parque da Juventude de Mauá. Vale a pena conferir!

0 #Cultura e resistência no ABC paulista

1 #Batalha da Pistinha

2 #Batalha da Praça

3 #Batalha da Vila Luzita

4 #Batalha da Galeria

5 #Batalha da Palavra

6 #Resiste Batalha do Carrefa!

7 #A Batalha do Cooperativa

8 #A Tripla Resistência das Minas: Roda Cultural da Brasil

9 #Um Bom Lugar na Quebrada: A Batalha do Remp

10 #Quilombagem urbana que incomoda a burguesia: a Batalha da Matrix

Mapa das Batalhas de rap no ABC paulista