Índios acampam em Brasília e vão participar do 28 de abril
Publicado em: 25 de abril de 2017
Greve Geral promete parar a cidade, na capital federal
Por: Ademar Rodrigues, de Brasília, DF
Mais de três mil indígenas estão acampados em uma área próxima à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, desde esta segunda-feira (24). Além das reivindicações próprias do movimento, como a demarcação das terras, os índios também vão se somar à greve geral marcada para acontecer nesta sexta-feira, dia 28 de abril. Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o Acampamento Terra Livre é uma das maiores mobilizações indígenas da história da capital federal.
Segundo o coordenador da Apib na Região Sul, Marciano Rodrigues, o acampamento já estava marcado há meses. “A gente tinha se programado para ir embora no dia 27, mas depois que a greve geral foi marcada, decidimos ficar até o dia 18”, disse o índio Guarani. Para ele “é importante também lutar contra a perda de direitos sociais promovida por esse governo”.
A Greve Geral em Brasília promete parar a cidade. Rodoviários e metroviários já decidiram paralisar as atividades. Trabalhadores dos Correios, vigilantes e diversas categorias do serviço público federal também vão aderir. Atos estão programados em vários lugares de concentração de pessoas. Às 11h, está programada a concentração de um ato unificado.
Índios sofrem ataques de Temer e do Congresso
Estão na pauta de mobilização, entre outros temas, a paralisação das demarcações indígenas; o enfraquecimento das instituições e políticas públicas indigenistas; as proposições legislativas anti-indígenas que tramitam no Congresso e a tese do “Marco Temporal” pela qual só devem ser consideradas Terras Indígenas as áreas que estavam de posse das comunidades indígenas na data da promulgação da Constituição (05/10/1988).
O governo Temer consegue ser pior que os anteriores na questão indígena. Ele é totalmente aliado dos grandes fazendeiros que invadem terras que os índios ocupam há séculos. Enquanto em lugares como no Mato Grosso do Sul índios sofrem massacres organizados, o governo organiza o desmonte da Fundação Nacional do Índio.
Foto: Esquerda Online
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo
11 de setembro de 1973: a tragédia chilena
mundo