Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

8M Campinas: Nem uma a Menos, Nenhum Direito a Menos toma o centro da cidade

Por Travesti Socialista, colunista do Esquerda Online

Hoje, o ato “Nem uma a Menos! Nenhum Direito a Menos”, tomou as ruas do centro da cidade. Caminhando desde a Catedral até a frente da prefeitura, mais de 1000 mulheres gritaram palavras de ordem pela derrubada do presidente ilegítimo Michel Temer, contra a violência que atinge as mulheres e contra a retirada de direitos, reivindicando o direito ao próprio corpo, por mais segurança contra os estupros, pelo direito ao aborto e contra a aprovação da reforma da previdência.

Ao sair da praça da Catedral e tomar as ruas, as mulheres pararam em frente ao Habib’s, protestando contra a morte do João Victor após ter sido espancado por um segurança em uma das lojas da rede. “Habib’s assassino!”, gritavam, erguendo seus punhos. Em muitos momentos, no microfone e nas palavras-de-ordem cantadas, as mulheres reivindicaram a greve internacional de mulheres contra o machismo e a violência que atinge todas as mulheres.

image

Ao contrário dos anos anteriores, e apesar da oposição das representantes da CUT na cidade, neste ano, o ato foi realizado no próprio dia 8 de março, em vez de ser realizado no sábado, como de costume. Na primeira reunião, sindicalistas da CUT alertaram que essa decisão iria causar o esvaziamento do ato, já que o setor de professoras iria para a assembleia da Apeoesp em São Paulo. Entretanto, a disposição das mulheres campineiras de lutar junto às mulheres ao redor do mundo todo fez com que o ato fosse ainda maior. Foi o maior ato pelo dia internacional de luta da mulher trabalhadora dos últimos anos em Campinas.

Uma grande vitória para nós. Uma grande noite feminista para Campinas e para o mundo todo.

Marcado como:
8 de março / campinas