Pular para o conteúdo
CULTURA

A Batalha do Cooperativa

Esta é a primeira edição do ano da série sobre as batalhas de rap no ABC paulista. Acompanhe

Por: Elber Almeida, do ABC paulista

Uma das mais jovens batalhas do ABC, a Batalha do Coopera mostra mais uma vez o potencial que o Hip Hop tem na produção da cultura e de sua resistência. Numa pracinha localizada no bairro, próxima ao ponto final dos ônibus que vão a ele, as rimas acontecem, faça chuva ou faça sol.

O coopera é um bairro antigo de São Bernardo do Campo, conhecido pela grande concentração de indústria de médio porte. Nele, está localizado o conjunto habitacional Três Marias, onde se reúnem moradores que foram removidos de áreas de riscos localizados em várias partes da cidade. É um bairro de periferia e de operários.

A primeira edição da Batalha do Coopera em 2017 sofreu com uma chuva e um frio que surpreenderam no verão, mas que não foram suficientes para impedir que a batalha ocorresse. A cada rima, os presentes podiam esquecer do mau tempo. Era a 23ª edição e o campeão foi o MC MGO. Ele e Raul Conrado são organizadores de outra batalha próxima, a Batalha do Remp, na Vila Ferreira, mas fortalecem a organização da Batalha do Cooperativa, estando presentes com frequência. Raul fez o beatbox da 23ª edição da batalha, que ocorreu mesmo sem a caixa de som.

Na 24ª edição, também sob chuva, a caixa de som chegou e foi ligada numa tomada de um barzinho de esquina. Depois da batalha ter iniciado com o beatbox, agora o som já ecoava com mais facilidade.

MGO foi novamente o vencedor. Mas, como na maioria das batalhas, a rivalidade fica na roda de rimas e os MC’s e público comemoram juntos o final da verdadeira batalha, a da resistência pela produção de cultura gratuita e de qualidade sem apoio do poder público.

A Batalha do Coopera ocorre às quintas-feiras, e começa a concentrar-se às 19 horas, na praça do bairro que fica próxima ao ponto final dos ônibus 7n, 17 e 10 de SBC. Outro ponto de referência é o CEU Celso Augusto Daniel.

0# Cultura e resistência no ABC paulista

1# Batalha da Pistinha

2# Batalha da Praça

3# Batalha da Vila Luzita

4# Batalha da Galeria

 5# Batalha da Palavra

 6# Resiste Batalha do Carrefa!

Mapa das batalhas de rap no ABC: