Pular para o conteúdo

A Moda velha do Brasil

(São Paulo – SP, 06/12/2016) Presidente Michel Temer cumprimenta Ministro das Relações Exteriores, José Serra durante a premiação, “Prêmio Brasileiro do Ano 2016“. Foto: Beto Barata/PR

O Esquerda Online recebeu a contribuição do escritor Thiago Zanotti. De forma leve e criativa, o texto descreve a conjuntura brasileira. Publicamos na íntegra:

Por: Thiago Zanotti

É esta a moral de nossos políticos. A dos oportunistas…

Fizeram (mais) um esquema e não uma saída de governo…Se safaram, os safados, na costa do povo. Mais uma vez.
Foi arranjada pra eles essa tal de “reforma” da previdência, do jeito que lhes cai na numeração; sua moda, de arrombar os rombos, de pegar, sempre mais, em cima de quem paga sempre mais…

Fizeram de novo…

Essa canalha política que durante esta nossa grave crise acertou só seus privilégio e condenou, de novo, todo o país. Não tão tomando boas meditas, pois nunca as tomaram nem nunca as tomam, parece. O que fazem é só zelar pelos seus esquemas…sempre.

São safados institucionais, filhos queridos de uma democracia que nunca foi democracia direito… Pois saiu da mesa de um general, Geisel. Este, quando lá atrás, percebeu que o rombo do mundo ia rasgar a calça da farda brasileira, remendou seu governo com linha democrática, de anistia pra oligarca e torturador. Recebeu então os torturados vestindo terno, disfarçando uma abertura, prafrentex como diria Millôr Fernandes… E abriu um Brasil novo, chamado democrático, mantendo tudo o que era velho; ninguém foi investigado, ninguém foi questionado e ninguém foi preso… Ninguém pagou pela tal nova coisa.

Ou seja, arrumou o General a casa nova arranjando no jeito velho…

O Brasil ainda tá nessa moda portanto… E portanto Fora de moda…Tá vestido de velho, tá é ridículo, como miséria de solução e jeito. E todo mundo sabe…Tá todo mundo vendo.

Temer nunca vestiu nem veste bem, é velho, ultra-passado, dá pra ver. O Brasil precisa entrar na moda, fazer cortes decentes, na mão de gente de boa costura e não de quem faz rombo pra depois fazer remendo… Tem que tirar esse terno deselegante de mesóclise oligarca e vestir logo, quem sabe, uma camisa com mais cor, mais nova, mais bem arranjada, com belos cortes e marcas de Democracia; mais a cara de seu povo…

O Brasil tá feio demais, tá precisando tirar essa roupa velha…Já não tem mais uso, ficou pra trás.

E gente sabe; a moda, mesmo quando inventa de ser velha, só funciona se for nova.

Tira logo essa roupa velha, não dá mais. Tá muito feio.

Foto: Beto Barata/ PR