Pular para o conteúdo
BRASIL

Dom Angélico e papa questionam impeachment e Temer

Por: Daniel Tomazine, de Duque de Caxias, RJ

O Papa Francisco, argentino de nascimento, batizado sob o nome de Jorge Mario Bergoglio, protagonizou, neste mês de setembro (3), um ato bem visto mesmo entre os não católicos, e até mesmo por ateus. Pediu “orações ao Brasil neste momento triste”. O presidente ilegítimo Michel Temer (PMDB) tentou desviar as palavras do Papa, dizendo que o pontífice se referia ao que ele, o golpista, vinha pregando, a necessidade de pacificar o país. Mas, essa tentativa de distorção pegou mal. E recebeu uma resposta à altura.

Durante uma missa pelo 7 de setembro, no santuário nacional em Aparecida, Dom Angélico Sândalo Bernardino, em homilia, apontou a enorme distorção daqueles que aplicaram a manobra parlamentar do impeachment, que tanto reivindicam a Constituição, mas que não aplicam o preceito fundamental constitucional da igualdade entre os seres humanos. Citou como exemplo o fato de que diretores de empresas recebem salários de “R$ 20, 30 mil, enquanto o salário mínimo não chega nem a R$ 900”. Ainda, criticou o sistema capitalista, os ricos, políticos corruptos, a escravidão, e relacionou a mensagem do Evangelho e de Nossa Senhora Aparecida à defesa de uma sociedade igualitária. Afirmou que “é preciso amar à santíssima Trindade, e provar este amor amando o próximo”. om Angélico atacou duramente o sistema capitalista, por mais de uma vez, chamando-o de sistema explorador. Afirmou, convidando um membro da igreja negro ao seu lado, que Nossa Senhora Aparecida é negra não por um acaso. Mas, por que ela foi dirigida a pescadores numa sociedade escravagista. Então, ela que é rainha, se fez escrava, colocando-se ao lado dos mais explorados da sociedade de então, no ano de 1717.

Ao longo dos cerca de 12 minutos de homilia, ainda declarou apoio explícito à greve dos bancários, por exemplo. Afirmou que banqueiro é usurário, explorador, que lucra muito, mas que todo ano no momento do reajuste salarial faz ofertas mesquinhas, que levam à greve. Citou diversas vezes a importância da pastoral operária.

Na história, diversos exemplos de sacerdotes católicos se colocaram em defesa de trabalhadores, em especial daqueles mais explorados, em situação de extrema pobreza, miséria e preconceito.

O Brasil é o país com o maior número de católicos do mundo. É preciso padres, pastores, monges, médiuns, pais e mães de santo, lideranças religiosas que utilizem do momento privilegiado que têm e da fé que as pessoas humildes depositam neles, para aproximarem a necessidade de amar ao próximo da vida material. Uma sociedade desigual, que permite a exploração e a opressão do homem pelo homem é uma sociedade que se afasta do sagrado, que se distancia do amar ao próximo e do Deus, para os que acreditam.

Segue vídeo da Homilia de Dom Hélio:

Marcado como:
Michel Temer / temer