Pular para o conteúdo
CULTURA

Não é só um jogo

Por: Diogo Xavier, de Recife, PE.

O acidente na Colômbia chocou o mundo todo. As demonstrações de solidariedade e apoio vieram dos mais distintos lugares, mesmo de pessoas que não tinham qualquer ligação com a Chapecoense.

É num momento de dor como esse que o futebol consegue superar todas a barreiras. Pra entender o tamanho da comoção é preciso entender o que significa o time da Chapecoense. A cidade de Chapecó tem 166 mil habitantes e fica a 406 km km da capital catarinense. O time é o símbolo maior da cidade, uma espécie de seleção daqueles que moram em Chapecó ou são filhos da cidade.

Além disso a Chape subiu da quarta para a primeira divisão em 5 anos, saiu de um time desconhecido para jogar a final da Sul americana em 7 anos e se tornou um time querido por todo o Brasil pela sua história. A chapecoense era um exemplo de clube que ia muito além do futebol.

No acidente também faleceram jornalistas da FOX Sports e de rádios catarinenses que estavam indo cobrir o jogo. Foram vidas de profissionais que dedicam as suas vidas a fornecer informação e deixar o torcedor mais próximo do seu time.

Demonstrações de apoio!
Mundo afora surgiram apoios a Chapecoense. A torcida do Liverpool protagonizou uma cena belíssima nessa quarta, o minuto de silêncio junto com a música “You’ll Never Walk Alone”emocionou todo o estádio.

No Stade de France a torcida do Paris Saint Germain levou faixas em apoio e o atacante Uruguaio Cavani ao marcar um gol mostrou uma camisa com a frase “ACF Fuerza”. Essas e outras formas de apoio aconteceram em vários jogos e até mesmo 1 minuto de silêncio antes de treinos de grandes clubes como Real Madrid e Barcelona.

No Brasil muitos clubes usaram o símbolo da Chapecoense nos seus perfis nas redes sociais e se solidarizaram. Os clubes brasileiros que por tantas vezes são individualistas quebraram suas barreiras e montaram maneiras de fazer com que a #Chape possa se reestruturar, atletas serão emprestados de graça para a equipe, times vão doar dinheiro e até mesmo uma cláusula que impede o rebaixamento por 3 anos para a Chape está sendo submetida a CBF. Essas medidas irão ajudar para que o time se reorganize e possa ao longo prazo voltar as atividades.

⁠⁠⁠⁠A grandeza do Atlético Nacional e de sua torcida!
A Chape iria enfrentar um gigante clube na final da sul americana. Se já estava provado que era um grande clube dentro de campo depois da conquista da sua segunda copa Libertadores nesse ano, o Atlético Nacional se mostrou ainda maior pela postura após o acidente. Antes mesmo que a Comenbol tivesse definido o que aconteceria com a final da competição o AN já chamava a Chape de campeã, a torcida prontamente se ofereceu para ajudar de todas as maneiras os torcedores da Chape e diversas formas de solidariedade foram demonstradas. Culminando com uma vigília lotando o Atanásio Giradort na quarta-feira no horário em que seria disputada a partida. Um clube que estava próximo de conseguir o feito histórico de ganhar a Libertadores e Sul americana no mesmo ano provou que um clube gigante se faz dentro e fora de campo.

Nesse momento de tristeza profunda o mundo inteiro mostrou que não é apenas um jogo, que o futebol une povos e consegue quebrar barreiras. Que essa solidariedade continue e permita a reestrutração dessa grande equipe.

Viva a Chapecoense! Nos solidarizamos com o time da Chapecoense e com toda cidade de Chapecó pelas suas perdas.

Nos solidarizamos com a equipe Fox Sports e familiares todas os jornalistas que vieram a falecer.

Nos solidarizamos com os familiares da tripulação por essa perda.

Marcado como:
futebol