Câmara de Natal, RN, aprova homenagem a Marielle Franco
Publicado em: 18 de abril de 2019
Nesta quarta-feira (16/04) a Câmara Municipal de Natal iniciou a discussão de Projeto se Lei que cria a Comenda Marielle Franco. De autoria do vereador Raniere Barbosa (Avante), o texto foi subscrito pela vereadora Divaneide Basílio (PT) e tem objetivo de homenagear mulheres militantes dos direitos humanos da cidade por suas lutas.
A votação, porém, foi obstruida pelo vereador Cícero Martins (PSL), líder da bancada conservadora, que manobrou para adiar a votação e passou a convocar a militância do MBL – Movimento Brasil Livre para acompanhar a votação.
Nesta quarta (17/04), no entanto, os movimentos sociais e populares, partidos de esquerda e militantes em defesa dos direitos humanos lotaram a galeria do plenário para pressionar pela aprovação da Comenda.
Em minoria no plenário, os ativistas do MBL agiram com provocações e agressões verbais contra os presentes que estavam favoráveis à comenda, chegando a cometer crime de injuria racial contra um sindicalista, pelo que foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.
Em que pese as tentativas de obstrução da votação que o vereador do PSL empregou, até mesmo apresentando emenda ao projeto, o mesmo foi aprovado com ampla maioria e sem alterações.
Assim, a partir de agora, cada vereador escolherá anualmente uma homenageada para receber a comenda no dia 14 de março. Desta forma, poderão ser reconhecidas as lutas feministas, anti-lgbtfóbica, antirracista, antimanicomial, pelo direitos de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiências, entre outras, de mulheres que levam em seu cotidiano o legado de Marielle Franco.
Vídeo
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo