Mulheres do samba: Viva Clara Nunes, sabiá, mineira, guerreira

Por: Carla Vizeu, da Mana Dinga* Clara Francisca Gonçalves, filha de Amélia e neta de Emília, segundo ela, duas mulheres de verdade. Nasceu em 12 de agosto de 1942, em…
Leia Mais

Mulheres do samba: Viva Leci Brandão, a cantora das comunidades

Por: Milena Machado, da Mana Dinga* “Durante cinco anos, Leci ficou sem gravar por absoluta questão política. As gravadoras não aceitavam suas canções marcadas pelas letras sociais. Ela cantou a…
Leia Mais

Livro com textos inéditos de Carolina Maria de Jesus será lançado em São Paulo

Lançamento ocorre no dia 18. Escritora completaria 104 anos neste dia 14 de março DA REDAÇÃO A imagem da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) permanece associada ao livro "Quarto…
Leia Mais

A primeira semente: Batalha da Central e o solo fértil de Diadema

Por Elber Almeida e Maria Julia T., do ABC paulista (SP) O 13º texto da série vai ao início de tudo. No dia do aniversário da cidade de Diadema, a cidade…
Leia Mais
Jovelina Pérola Negra

Mulheres do samba: Viva Jovelina, a pérola negra que passou por aqui e ficou na história!

Carla Vizeu, da Mana Dinga* Nasceu Jovelina Faria Belfort, em 21/07/1944, morando desde cedo nos subúrbios do Rio de Janeiro. Foi doméstica, assim como Quelé, além de lavadeira e vendedora…
Leia Mais

Mulheres do samba: viva Tia Ciata, rainha da pequena África

Por Carla Vizeu, da Mana Dinga* Imagine o Rio de Janeiro no no final do século XIX. Uma grande comunidade de negros baianos habitava a região que Heitor dos Prazeres…
Leia Mais

Pantera Negra e o partido Panteras Negras

Por: Elber Almeida, do ABC, SP [Contém spoiler] O movimento The Black Lives Matter, Vidas Negras Importam, trouxe para ordem do dia a questão racial nos EUA. As manifestações contra…
Leia Mais

Opinião: Pantera Negra, Palmares Forever Colonizador

Altobelly Rosa, de Belém (PA) Acabo de assistir ao filme Pantera Negra, gostei de muitas coisas, achei lindo. O protagonismo das mulheres negras, as músicas africanas, a ancestralidade, alguns rituais…
Leia Mais

Povo negro: 1, 2, 3… ação!

Morghana Benevenuto, de Porto Alegre (RS) Vou me embora pra Wakanda, que lá eu sou Rei Sabedoria é um griô, dispenso sensei Isso é pretos no topo que tanto sonhei…
Leia Mais

Educadores de SP criam grupo de estudos sobre marxismo e educação pública

O grupo de estudos inicia nesta quarta, 21/02. Confira o texto de apresentação e a bibliografia Ana Maria Mello, de São Paulo (SP) Alguns camaradas têm nos perguntado: porque estudar…
Leia Mais

Paraíso do Tuiuti faz história na Sapucaí: da escravidão às reformas de Temer

Por Pedro Augusto Nascimento, de Santo André/ SP A maior festa popular do país já tem a campeã no quesito protesto e ousadia, em 2018. A escola Paraíso do Tuiuti,…
Leia Mais

Manifestação em defesa da cultura é reprimida em São Bernardo do Campo

Por: Elber Almeida, de São Bernardo do Campo, SP Nesta quinta-feira (8), mais de cem manifestantes se reuniram no Centro de São Bernardo do Campo para seguir em direção à…
Leia Mais

No Quintal com Simas: Carnaval e História

Da Redação A equipe do Esquerda Online foi recebida no quintal do historiador Luiz Antonio Simas, no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, para uma entrevista exclusiva para…
Leia Mais

Nação Zambêracatu: o batuque negro potiguar

Por: Felipe Nunes, de Natal, RN A Nação Zambêracatu se prepara para o seu sexto Carnaval na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Neste ano, o grupo participará, pela…
Leia Mais

Salvador: O carnaval das multidões, a “gincana” dos milhões e a crise das cordas

Por Jean Montezuma, de Salvador Já é carnaval cidade! No último final de semana uma multidão tomou conta das ruas do circuito Barra-Ondina, em Salvador, arrastadas por duas festas pré-carnavalescas:…
Leia Mais

Prefeitura de São Bernardo do Campo impede realização de evento da cultura Hip Hop

Por: Elber Almeida, de São Bernardo do Campo, SP A Batalha da Matrix é famosa na região do Grande ABC Paulista por reunir centenas de espectadores e dezenas de MC’s…
Leia Mais

Rio de Janeiro: Na Intendente Magalhães, um carnaval para além dos holofotes

Por Bernardo Pilotto, do Rio de Janeiro Quando pensamos no carnaval na cidade do Rio de Janeiro, lembramos logo dos desfiles das escolas de samba na Sapucaí e também dos…
Leia Mais

O lirismo político de Paulinho Tó 

Da Redação A música “Luisa e a Cidade” do cantor e compositor Paulinho Tó vira clipe com direção de Luan Cardoso. O lançamento aconteceu no dia 23 de janeiro, compartilhado…
Leia Mais
Praia da Estação. Foto de Maxwell Vilela/ Jornalistas Livres

ESPECIAL CARNAVAL | Belo Horizonte: um carnaval que respira resistência

Por Bernardo Pilotto, do Rio de Janeiro (RJ), com informações de Ellen Naiara Em 2017, o carnaval em Belo Horizonte bateu recordes. Segundo a Belotur (Empresa Municipal de Turismo), cerca…
Leia Mais

Especial Esquerda Online: Carnaval e (é) resistência!

"Você deve notar que não tem mais tutu e dizer que não está preocupado Você deve lutar pela xepa da feira e dizer que está recompensado Você deve estampar sempre…
Leia Mais

Crivella: não coloque cordas no nosso cordão!

Por Bernardo Pilotto* e Rafael Nunes** “Não põe corda no meu bloco Nem vem com teu carro-chefe Não dá ordem ao pessoal Não traz lema nem divisa Que a gente…
Leia Mais

‘Fumaça dele na Madureira, e chora eu’

Jongo da Serrinha faz, da memória, matéria viva que reafirma a ancestralidade e alimenta novas gerações, abrindo oportunidades. Casa do Jongo não pode fechar. Nesta terça-feira, dia 9/1, a Cinelândia…
Leia Mais

Como ter um computador seguro ou, porque o serviço secreto russo está comprando máquinas de escrever

Por Rodolfo Castanheira, de São Paulo É provável que você tenha visto nos últimos dias notícias sobre Meltdown e Spectre, duas falhas de segurança que afetam quase todos os processadores…
Leia Mais

A serviço de quem está o obscurantismo e a censura?

O ano de 2017 foi de grandes polêmicas nacionais. Da conjuntura política - com os ataques e as reformas do desgoverno de Temer -, até o primeiro close em uma…
Leia Mais

Rio de Janeiro: vem aí um carnaval dos carnavais

“Rei Momo abre as portas do meu Rio Que sempre faz um carnaval dos carnavais” (Billy Boy, César Reis e Élio Sabino, samba-enredo da Unidos do Porto da Pedra de…
Leia Mais

Popularização, luta e ocupação dos estádios

Por Mário Ítalo, militante da juventude do MAIS Fortaleza O futebol sempre foi tratado durante décadas como o principal lazer do povo. Ele tem uma mística de unir todas as…
Leia Mais

OPINIÃO | 40 anos de Punk: Suas contribuições para mudar a sociedade

Há 40 anos surgia um movimento que iria colocar a terra da rainha às avessas. Jaquetas cheias de broches e arrebites, cabelos arrepiados e um som agressivo para a época:…
Leia Mais

Vinte anos do CD ‘Sobrevivendo no Inferno’: Racionais MC’s a fúria negra

Por: Henrique Oliveira, de Salvador, BA* E nesse mês de dezembro completam-se 20 anos de lançamento do histórico álbum Sobrevivendo no Inferno, do grupo de Rap Racionais MC’s, um CD…
Leia Mais
Star Wars

Star Wars VIII: Sempre haverá esperança

Por Henrique Canary, de São Paulo, SP ( NÃO CONTÉM SPOILERS ) Passada já uma semana da estreia mundial nos cinemas, os fãs de Star Wars continuam debatendo ardentemente sobre…
Leia Mais

Alex de Freitas (PSDB) pretende acabar com a Cultura em Contagem, MG

Por: Coletivo Cultura em Luta, de Contagem, MG Denúncia aos atos municipais contra a cultura de Contagem O prefeito Alex de Freitas (PSDB) e alguns vereadores de Contagem, em Minas…
Leia Mais

Artistas reinterpretam foto que virou símbolo da luta palestina

Por: Gustavo Sixel, do Rio de Janeiro, RJ O jovem palestino Fawzi al-Junaidi, de 16 anos, foi preso no dia 07 de dezembro, em Hebron, na Cisjordânia, um dia após…
Leia Mais

“Ruy Guerra: paixão escancarada”, de Vavy Pacheco Borges: uma narrativa apaixonada sobre Ruy Guerra

Por Mariana Mayor, de São Paulo, SP Em agosto deste ano foi lançada a biografia “Ruy Guerra: paixão escancarada”, da historiadora Vavy Pacheco Borges. O livro percorre a vida e…
Leia Mais

Jornada As letras da Revolução acontece nesta segunda, na UFF Niterói

Da Redação Qual é a relação entre as letras e a cultura e a política e a revolução? De que maneira se entrelaçam as explosões políticas e as transformações culturais?…
Leia Mais

Notas sobre o filme O Jovem Marx e a trajetória de um autor insubmisso

Por Michelangelo Torres, Professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro Que o leitor não ambientado na teoria social de Marx[1] (1818-1883) não se deixe iludir sobre o subestimado título…
Leia Mais

Conheça o ‘Projeto Desarquivando: Africanidades em destaque’ em Porto Alegre, RS

Da Redação, de Porto Alegre, RS O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (AHPAMV) preparou uma programação especial em referência ao 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência…
Leia Mais

Novo filme de João Moreira Salles: ‘No intenso agora’ nos ensina a desconfiar das imagens


Leandro Olimpio, de Santos Uma imagem vale mais que mil palavras. Quem nunca ouviu essa expressão popular? Quem nunca concordou com ela em alguma etapa da vida? Novo documentário de…
Leia Mais

12 de novembro: dia mundial da cultura Hip Hop

Por Elber Almeida, de São Bernardo do Campo-SP Em 11 de agosto de 1973, no Bronx em Nova Iorque, aconteceu uma festa de aniversário. Mas não foi uma festa qualquer,…
Leia Mais

Violeta Parra nasceu há 100 anos

A mais relevante e amada cantautora da cultura chilena nasceu no dia 4 de outubro de 1917. No Chile, multiplicam-se as iniciativas para comemorar o centenário do seu nascimento. Artigo…
Leia Mais

Violeta Parra, referência da música e da arte chilena

A sua irreverência, a sua liberdade, a sua defesa apaixonada dos direitos dos setores mais negligenciados tornaram-na uma referência no Chile e no Mundo. Artigo de Ana Cansado. Publicado no…
Leia Mais

O ser humano não é individualista por natureza

Por: Lucas Fogaça, de Porto Alegre, RS. Algumas semanas atrás um colega aqui da fábrica me entregou o Manifesto Comunista sugerindo que eu lesse. Conversamos sobre capitalismo, comunismo, União Soviética…
Leia Mais