Por que é necessário fazermos divulgação científica?

Por Lucas Sena, Biólogo, Mestrando em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Publicado originalmente no site Universo Racionalista. O conhecimento científico, de certa…
Leia Mais

Nem tudo é doce: clandestinos em Ribeirão Pires

Na Décima segunda matéria da série sobre as batalhas de MC’s no Grande ABC Paulista, o Esquerda Online vai para uma das batalhas pioneiras da região Por: Elber Almeida, do…
Leia Mais

OPINIÃO | O Cunho épico de O Jovem Karl Marx

Por: Gabriel Vinicius, do Forum Popular de Cultura e CIA Boemia Literária (FPC), de Contagem, MG O Jovem Karl Marx. Filme magnifico, o Raoul Peck não deixou a desejar. Como…
Leia Mais

Blade Runner 2049: o que a obra-prima de Denis Villeneuve tem a dizer sobre a humanidade

Por Carlos Zacarias, Colunista do Esquerda Online. (Alerta pode conter Spoiler) Inspirado na obra do escritor Philip K. Dick (1928-1982), Androides sonham com ovelhas elétricas?, Blade Runner: o caçador de…
Leia Mais

OPINIÃO | Rock in Rio: festival Rock?

Por: Yuri Madeira, de Niterói, RJ Concluiu-se a segunda semana da sétima edição do Rock in Rio, a esperada “semana rock”. Como sempre acontece em todos os anos do festival,…
Leia Mais

Zezé, ame-o ou deixe-o!

Por Carlos Zacarias de Sena Júnior*, Colunista do Esquerda Online. Publicado originalmente no jornal A Tarde no dia 15/09/2017. Acostumados aos holofotes, mas ultimamente esquecido da mídia, o cantor Zezé…
Leia Mais

Apologia da expressão e da Arte

Por: William Abreu Durante a semana, vieram muitos pontos para abordar em relação à exposição do museu Queer, promovido pelo Santander Cultural, e a sua repercussão na mídia. Já aviso que…
Leia Mais

O Queermuseu e o Fascismo em Porto Alegre

Por: Raquel Barros da Fonseca, de Porto Alegre, RS O museu Santander iniciou em 15 de agosto uma exposição chamada "Queermuseu - Cartografias da diferença na Arte Brasileira", com a…
Leia Mais

Peça Dez dias que abalaram o Mundo e um coletivo em risco

Por: Miguel Frunzen, do Rio de Janeiro, RJ Neste sábado (9), no Armazém da Utopia, no Rio de janeiro, foi realizado um ensaio aberto da peça “Dez dias que abalaram o…
Leia Mais

Autobiografia de Trotski ganha nova edição

Da Redação Já se encontra no prelo, pela Usina Editorial e em nova tradução de Boris Vargaftig, uma nova edição de Minha Vida, a magistral obra autobiográfica de Trotski. Abaixo,…
Leia Mais

Nas Pistas: 4 anos de resistência em Mauá

Por: Elber Almeida, de São Bernardo do Campo, SP Esta é a 11ª matéria sobre as batalhas de rimas no ABCMDRR! Em Mauá, faz quase quatro anos que ocorre um…
Leia Mais

Mulher maravilha: ficção, ou realidade?

Por: Alinne Brito, de Macapá, AP O filme produzido na telona nos revela uma verdade maximizada da rotina de milhares de mulheres. De repente, pode-se pensar que existe um certo…
Leia Mais

Carta aberta aos trabalhadores da Cultura

Por: Paulo César de Carvalho*, de São Paulo, SP Que esfinge de cimento e alumínio arrombou seus crânios e devorou seus cérebros e imaginação?(...) Moloch o pesadelo juiz dos homens!…
Leia Mais

Uma biografia política de Mário Pedrosa: Pas de Politique Mariô

Por: Felipe Nizuma, de São Paulo, SP Saiu em junho de 2017 (Ateliê Editorial/Fundação Perseu Abramo) uma biografia necessária que visita a vida política do crítico de arte e militante…
Leia Mais

50 anos da morte de John Coltrane, a lenda do Jazz

Por Paula Farias,  de Fortaleza, CE Estou entre aqueles/as que consideram Coltrane um gênio jazzístico. Ainda que tenha vivido pouco (morreu aos 40 anos com câncer no fígado), a música…
Leia Mais

Romero e os zumbis como metáfora política

Por: Michel Goulart da Silva, de Blumenau, SC Neste domingo (16), recebemos a notícia da morte de George A. Romero, vítima de um câncer no pulmão. O diretor ficou mundialmente conhecido…
Leia Mais

Para onde vai o Rock?

Por: Ademar Lourenço, de Brasília* Dia 13 de julho é dia mundial do Rock. Não dá para questionar a importância do estilo musical para história. Surgido nos anos 50, o…
Leia Mais

Até na morte eu ia de Vinicius de Moraes

Por: Ana Marchiori, de São Paulo, SP “AMOR NOS TRÊS PAVIMENTOS Eu não sei tocar, mas se você pedir Eu toco violino fagote trombone saxofone. Eu não sei cantar, mas…
Leia Mais

Manoel Apolinário da Silva: o Tororó do Rojão

Há seis anos, parava de ecoar e irradiar a voz e a alegria de um dos maiores representantes do autêntico forró de raiz brasileiro: Manoel Apolinário da Silva, conhecido popularmente…
Leia Mais

O Fora Temer que vem da favela

Por: Morghana Benevenuto, de Porto Alegre, RS Temer Jamais, uma das tantas palavras de protesto que surgiram desde que Michel Temer tornou-se presidente ilegítimo, também é título de um som…
Leia Mais

Sivuca: o poeta do som

Por: Paula Farias, de Fortaleza, CE* Severino Dias de Oliveira, paraibano, conhecido por seu apelido Sivuca, levou a sanfona para as maiores salas de concerto do mundo. Como um poeta…
Leia Mais

A poética do jacaré

Por: Mariana Mayor, atriz, professora e pesquisadora de teatro “Eu preferia ter pedido um olho” é o primeiro livro da escritora paraense Paloma Franca Amorim. Lançado no início de maio…
Leia Mais

OPINIÃO | Get Out (Corra!): uma análise-crítica sobre racismo a partir da primeira obra de Jordan Peele (com SPOILER)

Por: Felipe Sales, Maceió, Alagoas* Tive muitas dúvidas se deveria, ou não, escrever este texto. Não me encontro na posição social daqueles que sofrem cotidianamente as fustigações das opressões. Obviamente…
Leia Mais

70 anos do vôo da Asa Branca

Por: Ohana Alencar, de Fortaleza, CE Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião, gravou a música Asa Branca, escrita por ele e o parceiro Humberto Teixera, no dia 03 de…
Leia Mais

Começa o show pelas Diretas no Largo da Batata em São Paulo

Largo da Batata, zona oeste de São Paulo, o Metro Faria Lima não está funcionando mas ainda assim o largo fica mais cheio a cada minuto. O ato pelas Diretas…
Leia Mais

Profissionais de Imprensa ocupam prédio da JBS denunciado como propinoduto de Aécio

Imóvel é a antiga sede do jornal "Hoje em Dia", que em 2015 demitiu cerca de 150 funcionários sem pagar o última salário e direitos trabalhistas. Por Diego Franco David…
Leia Mais

História clínica do assassino de Leon Trotsky

Por Leonardo Padura, Escritor Cubano. Autor de O Homem que Amava os Cachorros Tradução: Suely Corvacho Leonardo Padura escreveu esta história publicada recentemente na Revista 'ñ', da Argentina. Esquerda Online…
Leia Mais

Cordel | Fora Temer, fora todos os golpistas

Por Jorge Garrido, professor de história de Salvador. Nenhum direito a menos Nenhum golpista com paz Fora temer, fora temer Fora todo golpista a mais Hoje Brasília vai tremer Hoje…
Leia Mais

Primeiro bloco feminino e feminista de Porto Alegre sai neste domingo

Por: Lucas Fogaça, de Porto Alegre, RS O bloco 'Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só' começou em fevereiro de 2016, num encontro que reuniu cerca de 300 mulheres.…
Leia Mais

Cineasta Carlos Pronzato fala da nova obra sobre os cem anos da greve geral de 1917

Por: Gisele Peres, de São Paulo, SP Argentino radicado no Brasil desde os anos 80, o cineasta Carlos Pronzato é um dos principais documentaristas da atualidade, com foco em temas…
Leia Mais

Resposta da Batalha da Matrix ao MP paulista

Por: Elber Almeida, de São Bernardo do Campo, SP Leia o relato da Batalha da Matrix, evento que ocorre em São Bernardo do Campo há quatro anos, sobre recente intimação…
Leia Mais

Antonio Candido: pensamento brasileiro perde uma de suas vozes mais tenazes

Por: Ana Crelia, professora da Faculdade de Letras da UFRJ O pensamento brasileiro perdeu uma de suas vozes mais tenazes, pronunciada por quase setenta anos de atuação pública. Antonio Candido,…
Leia Mais

Candido, gigante que nos fez maiores

Por: Fernanda Lobo* Existem duas categorias de pessoas inteligentes e eruditas. Uma abrange aquelas pessoas que, depois de as termos encontrado(ou lido), saímos nos sentindo mais ignorantes e pequenos. A…
Leia Mais

Nelson Xavier e a arte política no Brasil

Por: Mariana Mayor*, atriz, pesquisadora e professora de História do Teatro Brasileiro Nesta quarta-feira (10), recebemos a triste notícia da morte do ator, diretor e dramaturgo Nelson Xavier, de 75 anos,…
Leia Mais

‘Depois do golpe’: não perca o lançamento do novo livro do historiador Felipe Demier

Lançamento acontece esta semana, na cidade do Rio de Janeiro Da Redação O historiador e professor da FSS/UERJ Felipe Demier lançará, nesta semana, seu novo livro. “Depois do golpe: a…
Leia Mais

Quilombagem urbana que incomoda a burguesia: a Batalha da Matrix

Por Elber Almeida, do ABC paulista, SP Na 10ª matéria da série sobre as batalhas de rap no ABC, publicamos nos 4 anos de uma de suas principais referências Há…
Leia Mais

As mobilizações de 1977 e a greve dos artistas

Por: Robson Corrêa de Camargo, de São Paulo Memórias da luta pela anistia e pelas liberdades democráticas no Brasil Em memória de Maria Cecília Nascimento Garcia, militante perene que compartiu comigo…
Leia Mais

Aquele amigo que embarcou comigo cheio de esperança e fé, já se mandou

Por: Rapazes e moças latino-americanos sem dinheiro no banco*, de Fortaleza, CE Pediram-nos para escrever sobre a morte do Belchior. Não conseguiríamos fazer algo impessoal sobre a obra desse rapaz…
Leia Mais

Obrigado por tudo, Belchior

Por: Igor Dantas, do Rio de Janeiro, RJ Tenho 23 anos, recém-completos. Manhã do dia 30 de abril de 2017, recebo a notícia da morte do cantor e compositor Belchior. Ainda…
Leia Mais

Sobre o livro ‘Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes’

Por: Carine Martins, de Belo Horizonte, MG Capa do livro Lançado no Brasil em fevereiro deste ano, o livro Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes reúne pequenas…
Leia Mais