É com profunda tristeza que informamos o falecimento do nosso companheiro Flávio dos Santos Barbosa, ocorrido neste 30/11/2024. Aos 57 anos, ele deixa esposa, dois filhos, uma multidão de companheiros(as) de luta e de amigos(as).
Torcedor apaixonado do Clube Náutico Capibaribe, era um legítimo representante da torcida do Timbú. E com o mesmo entusiasmo, dedicou grande parte da sua vida à luta em defesa da classe trabalhadora, da educação federal, dos serviços públicos e da democracia.
Foi Diretor Nacional do Sinasefe de 2014 a 2018, membro da Comissão Nacional de Supervisão (CNS) por duas vezes (entre 2014 e 2024), além de desempenhar um importante trabalho nas instituições de ensino vinculadas ao Ministério da Defesa. Construiu-se, assim, como uma referência nacional na luta política pela transposição de servidores PGPE que atuam na educação para o PCCTAE, pela vinculação dos civis das escolas militares ao MEC, além do combate à militarização da educação.
Flávio Barbosa foi um dos membros fundadores do Pão e Rosas, espaço que construiu com entusiasmo, sempre inspirado por princípios classistas, pela prática coletiva e o combate às opressões.
Flávio deixa um legado de muitas construções coletivas e de compromisso com a luta revolucionária, enfrentando a burocratização nas organizações e, principalmente, no sindicato. O Coletivo Pão e Rosas seguirá inspirado em sua dialogicidade e entusiasmo nas lutas, honrando e zelando por sua memória.
Flávio Barbosa, presente!
Comentários