É fato que candidaturas de esquerda incomodam, mas uma candidatura de esquerda protagonizada por uma mulher, professora negra, lésbica e periférica tem uma capacidade maior de atiçar a ira de grupos reacionários que representam o que de pior nossa sociedade produz.
Infelizmente, em Maceió-AL, a candidata a vereadora Alycia da Bancada Negra (PT) foi vítima desse tipo de violência, recebendo, na noite da última quinta-feira (19/09) um e-mail anônimo com ameaças de estupro e morte, além de xingamentos racistas e misóginos.
Apesar de na internet esse tipo de prática não ser novidade, vide os crimes cibernéticos cometidos por comunidades incels e afins, recheadas de machismo e racismo, não podemos encarar isso com normalidade. É necessário e urgente que se garanta o bem-estar da candidata diante da gravidade das ameaças e se realize um trabalho investigativo que resulte em uma punição exemplar.
A luta por um mundo justo é cheia de percalços, no entanto, algumas pessoas lutadoras, devido ao modo como nossa sociedade extremamente desigual funciona, costumam encontrar ainda mais dificuldades nessa empreitada. Esse ataque a Alycia é um ataque também a todas as mulheres, a todas as pessoas negras, representantes da classe trabalhadora e a toda comunidade LGBTQIAP+.
Todo nosso apoio à Bancada Negra de Maceió!
Abaixo o machismo, o racismo e a lesbofobia!
Não conseguirão nos calar!
Comentários