“Em 2024 estamos ainda discutindo o básico: racismo estrutural corporativo! É inaceitável o uso da tecnologia para disseminar o preconceito e é impossível considerar como um erro do algoritmo, exijo explicações e responsabilização dos culpados”
São Paulo, 05 de setembro: Carol Iara, candidata trans a vereadora pelo PSOL, notificou extrajudicialmente a Meta, empresa responsável pelas plataformas de redes sociais Facebook, Instagram e Threads, por associar nas pesquisas de todos os seus apps, a palavra negra à venda de drogas ilícitas.
Usuários denunciaram que em diversos perfis, quando eles inserem a palavra negra em buscas, os algoritmos mostram a mesma mensagem antes de liberar o resultado da pesquisa. Foi verificado que qualquer busca com a palavra e ou associações como: cultura negra, mulheres negras, escritoras negras, entre outras, recebem esse conteúdo de associação a venda de drogas ilícitas.
“Em 2024 estamos ainda discutindo o básico: racismo estrutural corporativo! É inaceitável o uso da tecnologia para disseminar o preconceito e é impossível considerar como um erro do algoritmo, exijo explicações e responsabilização dos culpados” afirma Carol Iara.
Carol Iara
A candidatura de Carol Iara, traz diversas bandeiras: mulher intersexo, negra, periférica, travesti, LGBTI+, positHIVa e candomblecista. Ela é mestra em Ciências Sociais e poetisa, faz parte do projeto Bancada Feminista do PSOL, em 2020 foi eleita como covereadora na cidade de São Paulo e em 2022, eleita como codeputada de SP – com a candidatura de deputadas estaduais mais votada do Brasil: foram mais 250 mil votos!
A Bancada Feminista deu frutos, a mandata virou um movimento e agora Carol Iara vai sair com sua própria candidatura para assim aumentar o número de mulheres na política e dando mais um passo na ocupação feminista. O feminismo que Carol defende é popular, antirracista, ecossocialista e trans-inclusivo.
Propostas de coragem para TRANSformar:
· Proteção às LGBTI+
· Auxílio aluguel para vítimas de LGBTIfobia
· Defesa da saúde integral
· Cotas Trans nas Universidades e serviço público
· Reforçar a rede de proteção ao HIV
· Combater a mutilação das crianças intersexo
· Enfrentar o estigma do HIV, a sorofobia
· Em defesa do SUS
· Proteger a natureza e povos indígenas
· Escola não é quartel
· Criança não é mãe
· Em defesa da rede de aborto legal
· Respeite o meu axé
· Vidas negras importam
· Colocar a periferia no centro
· Tarifa zero já
· SABESP 100% pública
· Prisão para Bolsonaro
· Combate às fake news
Mais informações:
Carol Iara – 50000
carolinaiara.com.br
www.instagram.com/acarolinaiara
Comentários