Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Renato e Lurdinha Pavam: 45 anos dedicados à luta pela Educação Pública e pelo Socialismo! E muitos mais pela frente!

Coordenação Estadual de Professoras e Professores da Resistência/PSOL

No último sábado (17), foi realizada uma homenagem na Câmara Municipal de Barra Bonita, interior de São Paulo, a dois militantes imprescindíveis da luta pela educação pública: Renato e Lurdinha Pavam.

Eles iniciaram sua militância na luta em defesa da educação no final da década de 1970, em Santo André, e foram parte da primeira greve de professoras e professores no estado de São Paulo em 1978, em plena ditadura militar, e foram parte da chapa que venceu a eleição da APEOESP em 1979, tirando da direção da então associação de professores e professoras o grupo vinculado a ditadura militar. Renato foi tesoureiro estadual da APEOESP e Lurdinha era do Conselho Sindical daquela direção que reuniu a vanguarda que organizou a greve de 1978 e a luta contra a direção pelega.

Entre tantas lutas, o governador Paulo Maluf determina o fim do desconto em folha dos associados, para tentar estrangular a APEOESP, que reage cobrando mensalidade através de carnês e a categoria, dando um grande exemplo de coletividade, mantém a APEOESP funcionando e derrotando o plano do governo Maluf construindo o que hoje é o maior sindicato do país e um dos maiores da América Latina.

Essas e tantas outras histórias foram lembradas e saudadas nas falas de dezenas de professoras e professores de várias gerações da APEOESP. Das muitas intervenções, algumas foram particularmente emocionantes.

Podemos destacar a fala do professor Gilberto Souza, que, muito emocionado, recordou seu início no magistério na greve de 1985 e como conheceu na luta Renato e Lurdinha e que aquela homenagem era um agradecimento aos seus 45 anos de luta, mas principalmente uma saudação pelo que ainda farão, pois ambos seguem na militância sindical e socialista, construindo a RESISTÊNCIA/PSOL.

Também foi emocionante a fala do professor Mauro Puerro, ex-vereador da cidade de São Paulo, ex-deputado estadual, e atualmente da coordenação nacional do coletivo sindical e popular Travessia. Mauro foi um dos e fundadores de nossa corrente na educação no final da década de 1970 e em sua fala recordou o empenho de Renato, como tesoureiro da APEOESP, em 1979, em superar o ataque feito por Paulo Maluf às finanças da entidade e muito emocionado lembrou das lutas por direitos, pela democratização do país e das lutas mais recentes, que permitiram a derrota do governo neofascista de Bolsonaro.

Outras duas homenagens foram feitas, através de vídeos, de Edgard Fernandes, que liderou a primeira greve de 1978 e foi por duas vezes vice-presidente da APEOESP e de Wagner Poleto, que foi vice-presidente da APEOESP na mesma gestão de Renato e Lurdinha em 1979.

Muitas outras falas foram emocionantes, destacando a fala da codeputada estadual Sirlene Maciel, da Bancada Feminista, e do jovem deputado estadual Guilherme Cortez, ambos do PSOL, mesmo partido de Renato e Lurdinha.

O vereador de Barra Bonita, Professor Jair, do MDB, leu e entregou uma moção de congratulações, que foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Barra Bonita-SP, cidade onde Renato e Lurdinha residem.

Não podemos deixar de registrar também a fala de Leonardo, filho do casal e da juventude do AFRONTE, e de jovens militantes de Barra Bonita em reconhecimento a essa história de luta.

As professoras e os professores da RESISTÊNCIA/PSOL entregaram uma singela placa em homenagem aos 45 anos de luta e, de forma muito emocionante, a professora Neusa, de Ribeirão Preto, que também iniciou sua militância na luta contra a ditadura militar, entregou uma homenagem feita pela subsede de Ribeirão Preto ao casal.

O final do evento as falas de Renato Pavam e da Lurdinha Pavam, emocionaram a todos os presentes, por reafirmarem o compromisso de luta pela escola pública e pelo socialismo. Lurdinha disse que “a felicidade é estar junto da moçada e que eles vão seguir na luta, pois ainda tem muita alegria de viver” e de nossa parte podemos registar que “a felicidade é estar junto de vocês, Lurdinha e Renato Pavam.”

Veja abaixo vídeo com parte da história de Renato e Lourdinha Pavam.

Marcado como:
educação