Festival antirracista cultura e resistência acontece em São Paulo-SP
Publicado em: 6 de outubro de 2025
Nos dias 7 e 8 de novembro a cidade de São Paulo será palco do Festival Antirracista de Cultura e Resistência. O evento, organizado por parlamentares e importantes lideranças do movimento negro, visa estabelecer uma plataforma política robusta para combater o avanço da extrema direita no Brasil, a partir da luta antirracista. Entre os organizadores estão o deputado federal Orlando Silva (PCdoB) e as deputadas estaduais da Bancada Feminista (PSOL).
“O Brasil é um país de maioria negra. Enquanto a extrema direita e o centrão preferem votar a PEC da bandidagem ou anistia para golpistas, nós queremos pautar dignidade para o nosso povo como o fim da escala 6×1 e a isenção de imposto de renda”, afirma Orlando Silva. “Nós queremos construir junto com artistas, intelectuais, lideranças do movimento negro uma plataforma política que apresente para o país um programa nosso. Não entendemos que esse programa representa um setor da sociedade. Estamos falando de um projeto global de país, que precisa se refundar e romper com uma construção baseada na escravidão, marginalização e invisibilidade da população negra”, completou.
A programação inclui a discussão de temas como a guerra às drogas e a segurança pública, a disputa do espaço da internet e redes sociais, tal como o enfrentamento as Big Techs e a luta por justiça climática. Além de apresentações artísticas que valorizem a cultura negra e uma homenagem a cantora, compositora e política Leci Brandão.
Também assinam a convocatória do festival a deputada federal Talíria Petrone (PSOL), deputados estaduais Matheus Gomes (PSOL), Renato Freitas (PT), a vereadora Iza Lourença (PSOL), o articulador da Coalizão Negra por Direitos e ativista Douglas Belchior e a ex-deputada federal Áurea Carolina.
SERVIÇO
Festival Antirracista de Cultura e Resistência
Quando: dias 7 e 8 de novembro
Onde: Galpão Elza Soares Alameda Eduardo Prado, 474 – Campos Elíseos, São Paulo
Voir cette publication sur Instagram
Top 5 da semana
colunistas
A esquerda radical deveria apoiar Lula desde o primeiro turno. Por quê?
editorial
Mulheres vivas: Contra a barbárie do feminicídio, ocupar as ruas
lgbtqi
Encontro de Lideranças LGBTQIA+ do Alto Tietê vai debater as propostas apresentadas pela 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+
mulheres
Sonia Meire: “Enquanto nós estamos aqui, mulheres estão sendo violentadas”
editorial









