Lançamento de “O Longo Bonapartismo Brasileiro (1930-1964)”, de Felipe Demier, será nesta quarta-feira
Publicado em: 29 de julho de 2013
Nesta quarta-feira, dia 31, terá lugar, às 19h30, na Livraria Blooks (Praia de Botafogo, 316, Rio de Janeiro), o lançamento do livro “O Longo Bonapartismo Brasileiro (1930-1964): um ensaio de interpretação histórica”, de Felipe Demier.
Segundo o sociólogo Ruy Braga, da USP, “indubitavelmente, Felipe Demier está entre os poucos especialistas que contribuíram, de fato, para uma compreensão matizada e original a respeito da natureza do regime político vigente no país entre os anos 1930 e 1964. Distanciando-se de interpretações celebratórias, mas igualmente, diferenciando-se da crítica politicamente interessada em desconstruir o varguismo, este livro propõe uma interpretação de conjunto para a origem e a trajetória histórica de um regime que atravessou momentos muito diferentes. Trata-se de uma tarefa de enorme complexidade. E Felipe Demier alcançou uma interpretação sintética sobre a relação entre as classes subalternas, os sindicatos e o aparelho de Estado cujos fundamentos teóricos não poderiam deixar de repousar na análise de Marx sobre a curta existência da Segunda República francesa.
Por meio da atualização do conceito de bonapartismo, o autor foi capaz de apreender as complexas relações entre as diferentes forças sociais em presença em um país em ritmo alucinante de transformação. Assim, o historiador marxista não apenas inovou na interpretação social, como igualmente lançou as bases para a vivificação de todo um debate que décadas de hegemonia neoliberal parecia ter sepultado na esquerda brasileira e latino-americana. Pela ousadia teórica e consistência argumentativa, o livro de Felipe Demier já surge como uma referência incontornável para todos aqueles que desejam interpretar a história brasileira recente.”
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo